terça-feira, 8 de maio de 2007

BACH, J. S. – Suite Ouverture No. 3 (BWV 1068)

Por volta do século XVI os ritmos de dança em voga entraram no repertório instrumental, ritmos estes que não ram usados com muita freqüência em conjuntos orquestrais, passando assim a desenvolver e ampliar esses elementos. O grande responsável por este desenvolvimento foi Johann Jakob Froberger (1616-1667). Bach, partindo desse princípio realizou inúmeras compilações neste gênero. Existem as de violino, violoncello e ainda as de cravo, como as suítes francesas e as inglesas, assim como as partitas alemãs. Bach compilou quatro suítes para orquestra cuja cronologia não é exata nem muito bem conhecida, no entanto esse gosto pela suíte surgiu a partir do momento que ele se estabeleceu em Coethen. No entanto, Bach, originalmente não chamou as suítes orquestrais com esse nome e sim de Ouvertures, referindo-se assim ao primeiro movimento do conjunto de suítes. Esta forma de abertura, é a chamada abertura francesa, formada por três momentos de movimentos diferentes: lento – allegro – lento, forma esta introduzida por Lully (1632-1687), sendo seguido por uma sucessão de danças, variáveis em cada suíte. Na mesma época, Telemann (1681-1767) também se utilizou da suíte chamando-a de abertura.Esta suíte é a mais célebre de todas as suíte, pela pujança e popularidade da “Ária” que integra o segundo movimento.

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