A Abertura Cubana é uma peça para orquestra bastante curta. Composta em 1932, depois de uma estada de Gershwin em Havana, a peça foi concebida originalmente para piano, com o título Rumba.
A descoberta dos instrumentos de percussão cubanos, porém, fez com que Gershwin refizesse a partitura.
O compositor explora de tal forma os efeitos sonoros dos tipos de instrumentos do folclore cubano - principalmente as maracas e os bongos -, que seu estilo chega a ficar irreconhecível. A estréia da obra - em 16 e agosto de 1932, com a New York Philarmonic, sob a regência de Albert Coates - foi um sucesso. Embora tenha caído no gosto popular americano, a peça não conquistou o público europeu.
A descoberta dos instrumentos de percussão cubanos, porém, fez com que Gershwin refizesse a partitura.
O compositor explora de tal forma os efeitos sonoros dos tipos de instrumentos do folclore cubano - principalmente as maracas e os bongos -, que seu estilo chega a ficar irreconhecível. A estréia da obra - em 16 e agosto de 1932, com a New York Philarmonic, sob a regência de Albert Coates - foi um sucesso. Embora tenha caído no gosto popular americano, a peça não conquistou o público europeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário