segunda-feira, 11 de junho de 2007

HAYDN, Franz - Sinfonia No. 45 em Fa # menor – “A despedida”

É ao mesmo tempo uma das sinfonias mais célebres e uma das mais extensas do compositor. Sua celebridade vem do fato dela possuir cinco movimentos e de que ao final, em seu Adagio, ao longo da execução os instrumentistas vão deixando o palco restando apenas dois violinistas, que se vão um após o outro finalmente. Dizem, que Haydn teria desejado chamar a atenção do príncipe Eszterhazy, sobre a impaciência de seus músicos em ver terminar uma temporada que não terminava nunca. Esta história poderia ser verdadeira, mas existem muitas outras que não vem ao caso aqui, no entanto o termo “despedida” não aparece na edição original que surgiu em Paris em 1775. A première desta sinfonia aconteceu no palácio do principado no final de 1772.No plano tonal, a sinfonia progride duas vezes em seguida do tom de fa# menor para fa# maior, passando por la maior. Esta progressão é efetuada na primeira vez lentamente, na segunda vez mais rapidamente. Adotando duas vezes a tonalidade de la maior, a obra renuncia à unidade tonal das sinfonias em menor escritas por Haydn. O Allegro inicia em fa# menor, e é aberto por um motivo descendente, cobrindo o intervalo muito grande de duas oitavas. O acompanhamento é sincopado. Este motivo domina a exposição e o início do desenvolvimento. É somente no final deste último que aparece o segundo tema em re maior. A reexposição, bastante irregular, é novamente dominada pelo motivo inicial. Segue-se o Adagio em la maior, contendo ao final um desenvolvimento harmônico bem audacioso para a época. O Minueto em fa# maior, possui no terceiro compasso um re bequadro nos graves, que chama a atenção, perecendo indicar uma mudança de tonalidade que não acontece. O trio é aberto por uma bela frase nas trompas. O quatro movimento possui a indicação de Presto na tonalidade de fa# menor. Após 150 compassos de movimentação acirrada, ele se interrompe bruscamente na tonalidade da dominante, dando origem ao último movimento em la maior, iniciando-se assim o Adagio final. O oboé e a trompa aparecem em primeiro lugar, seguidos pelo fagote e depois pelos demais sopros. As cordas ficam sozinhas, e 13 compassos modulantes dominados pelos contrabaixos conduzem à tonalidade de fa# maior. Os contrabaixos se vão, depois os violoncelos e os violinos, menos os dois solistas, e finalmente as violas. Ao final restam apenas os dois violinos solistas, e a obra encerra-se na intensidade de pianissimo

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