Faz parte da suite "Reisado do Pastoreio"
Nenhuma obra deste compositor obteve tanto reconhecimento internacional quanto o Batuque (1930), terceira parte da suite Reisado do Pastoreio, o qual mereceu a honra de ser dirigido por Arturo Toscanini, no Rio de Janeiro, embora tenha sido estreado pela Orquestra do Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, sob a regência de Francisco Braga, em 29 de agosto de 1930.
Pelo seu colorido, pelos ritmos repletos de sensualidade e originalidade, a peça é considerada uma das mais envolventes e empolgantes páginas sinfônicas brasileiras. Quem melhor define o Batuque é o professor Luiz Corrêa Azevedo: "Noite alta; do fundo do bosque ouve-se um ritmo surdo de dança. É o batuque selvagem dos negros que, num formidável crescendo, leva ao paroxismo. Inicia-se pelos instrumentos de percussão. Os contrabaixos e demais cordas formam o ambiente rítmico pelo qual as trompas, respondidas pelo trombone, e depois os outros metais, entoam um tema que ampliado ganha toda a orquestra. Passado o clímax, a sonoridade diminui e um novo ritmo em pianíssimo se impõe; sobre esse ritmo, confiado às cordas e à percussão, ouve-se o canto dos trompetes que é respondido pelas trompas e depois outro tema dado pelas madeiras e outro tema grandioso tocado pelos metais. Aos poucos diminui a sonoridade até o pianíssimo que é atingido quando as cordas encontram a forma melódica do desenho inicial. Inicia-se o empolgante crescendo que encerrará a obra com reminiscências de vários temas habilmente combinados."
Nenhuma obra deste compositor obteve tanto reconhecimento internacional quanto o Batuque (1930), terceira parte da suite Reisado do Pastoreio, o qual mereceu a honra de ser dirigido por Arturo Toscanini, no Rio de Janeiro, embora tenha sido estreado pela Orquestra do Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, sob a regência de Francisco Braga, em 29 de agosto de 1930.
Pelo seu colorido, pelos ritmos repletos de sensualidade e originalidade, a peça é considerada uma das mais envolventes e empolgantes páginas sinfônicas brasileiras. Quem melhor define o Batuque é o professor Luiz Corrêa Azevedo: "Noite alta; do fundo do bosque ouve-se um ritmo surdo de dança. É o batuque selvagem dos negros que, num formidável crescendo, leva ao paroxismo. Inicia-se pelos instrumentos de percussão. Os contrabaixos e demais cordas formam o ambiente rítmico pelo qual as trompas, respondidas pelo trombone, e depois os outros metais, entoam um tema que ampliado ganha toda a orquestra. Passado o clímax, a sonoridade diminui e um novo ritmo em pianíssimo se impõe; sobre esse ritmo, confiado às cordas e à percussão, ouve-se o canto dos trompetes que é respondido pelas trompas e depois outro tema dado pelas madeiras e outro tema grandioso tocado pelos metais. Aos poucos diminui a sonoridade até o pianíssimo que é atingido quando as cordas encontram a forma melódica do desenho inicial. Inicia-se o empolgante crescendo que encerrará a obra com reminiscências de vários temas habilmente combinados."
Hola,
ResponderExcluirMi nombre es Benito Alcocer de México, ¿sabe usted dónde puedo rentar la música de "Batuque" de Oscar L. Fernadez?
Gracias
Mi mail es beno.alcocer@gmail.com
Olá Chamo-me Nuno Miguel Silva.
ResponderExcluirDescobri o Maestro na internet através de uma intensa pesquisa sobre o magnifica suite "Reisado do Pastoreio", estou farto de procurar e ainda não descobri a sua editora para comprar a suite.Gostava de adquiri-la para fazer uma transcrição para Banda Sinfónica caso não exita feita.
Consultei o seu site por dentro e por fora e adorei saber que existe alguém em divulgar a nossa arte da maneira que o faz, simplesmente explêndida.Os meus sinceros parabéns.Admirei imenso o seu desabafo no site pessoal, é preciso ter coragem, nesse aspecto somos muito parecidos.
Procuro a Editora ou modo de chegar à aquisição da Suite Reisado do Pastoreio e também a Estancia Suite de Alberto Ginastera, será que me pode ajudar?
Acho que vamos ser grandes amigos.
Um grande abraço.
Nuno Miguel Silva
Deixo meus links pessoais:
http://nunomiguelsilva.blogspot.com
http://kompassduo.blogspot.com
http://fusertaginense.blogspot.com
http://smrx.wordpress.com
Vcs vão encontrar a partitura e o material na Academia Brasileira de Música que detêm os direitos autorais sobre a edição.
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