A obra foi inicialmente uma ciganaria musical, escrita entre dezembro de 1914 e abril de 1915, sob encomenda e me homenagem de Pastora Imperio, na época a mais célebre de todas as dançarinas de flamengo. O libreto deste balé em um ato, era de G. Martinez Sierra, mas foi por iniciativa do compositor – que ouvira a mãe da dançarina, Rosario la Mejorana, interpretar antigas árias ciganas – que o argumento foi desenvolvido e passou a incluir três canções intercaladas na ação. A primeira representação deu-se em 5 de abril de 1915 no Teatro Lara de Madrid: um fracasso total. A obra deveria se impor na cena somente em 1928, em Paris, com uma outra grande dançarina de flamenco, a Argentina. Todavia, sob forma de suíte de orquestra (e com algumas modificações em relação à partitura anterior), El Amor Brujo devia conhecer uma nova glória: a primeira audição desta versão sinfônica aconteceu em 28 de março de 1916, com a Orquestra Filarmônica de Madrid, regida por Bartolome Perez Casas. A dança ritual do fogo, se tornará rapidamente o movimento mais celebre.
O elemento melódico vocal é sempre apresentado com ricas ornamentações inspiradas no canto jondo da Andaluzia.
A ação do ballet se desenrola entre ciganos da Andaluzia, numa atmosfera de superstições e de bruxaria. O libreto tem como pretexto a lenda do amante morte cujo espectro surge cada vez que um outro tenta ocupar o seu lugar. A cigana Candelas, que ama p jovem Carmelo, consegue desviar a atenção ciumenta do fantasma para uma outra jovem que está disposta a ajuda-la; Candelas e Carmelo podem enfim trocar o primeiro beijo de amor, que romperá definitivamente o encanto maléfico. A suíte de orquestra evoca os episódios sucessivos desta ação; os 13 movimentos são os seguintes:
1. Introducción y escena (Introdução e cena). Sobre uma fanfarra de timbres incisivos.
2. Um la cueva – La noche (o esconderijo os ciganos – a noite). Atmosfera criada por motivos curtos os instrumentios de sopro sobre cordas graves.
3. Canción del amor dolido (Canção do amor doloroso). A primeira intervenção do mezzo soprano que descreve a paixão amorosa da heroína.
4. El aparecido (aparição do fantasma).
5. Danza Del terror (Dança do terror). Provocado pela aparição do fantasma. Grande densidade rítmica, provocada pelas notas em staccato
6. El circulo mágico (O círculo mágico). Encantação destinada a exorcizar o espectro. Ouve-se a voz solista.
7. Romance del pescador (Romance do pescador). Melodia suave em tom melancólico.
8. Danza ritual del fuego (Dança ritual do fogo). Uma das páginas mais célebres da obra. Representa a dança da meia noite realizada por Candelas. Falla inspirou-se no canto de forja cigano, que segundo a tradição deveria afastar os maus espíritos durante o trabalho do metal. O tema tocado pelo oboé repetido pelo tutti, com trêmulos nas cordas (o fogo) e a escansão rítmica do piano (o metal forjado). A orquestra que se mantinha em apenas evocações, aqui mostra-se muito mais descritiva.
9. Escena (Cena). Formando a transição sobre o motivo da introdução.
10. Danza Del juego Del amor (Dança do jogo do amor). Dança lenta e sensual da qual o violino solo apresenta um tema melódico.
11. Pantomima.
12. Canción del fuego fátuo (Canção do fogo fátuo). A voz solista compara o amor a um fogo fátuo.
13. Final – Las campanas del amanecer (Final – Os sinos da manhã. Ultima intervenção da voz solista. Os sinos fazem os sortilégios noturnos desaparecerem.
O elemento melódico vocal é sempre apresentado com ricas ornamentações inspiradas no canto jondo da Andaluzia.
A ação do ballet se desenrola entre ciganos da Andaluzia, numa atmosfera de superstições e de bruxaria. O libreto tem como pretexto a lenda do amante morte cujo espectro surge cada vez que um outro tenta ocupar o seu lugar. A cigana Candelas, que ama p jovem Carmelo, consegue desviar a atenção ciumenta do fantasma para uma outra jovem que está disposta a ajuda-la; Candelas e Carmelo podem enfim trocar o primeiro beijo de amor, que romperá definitivamente o encanto maléfico. A suíte de orquestra evoca os episódios sucessivos desta ação; os 13 movimentos são os seguintes:
1. Introducción y escena (Introdução e cena). Sobre uma fanfarra de timbres incisivos.
2. Um la cueva – La noche (o esconderijo os ciganos – a noite). Atmosfera criada por motivos curtos os instrumentios de sopro sobre cordas graves.
3. Canción del amor dolido (Canção do amor doloroso). A primeira intervenção do mezzo soprano que descreve a paixão amorosa da heroína.
4. El aparecido (aparição do fantasma).
5. Danza Del terror (Dança do terror). Provocado pela aparição do fantasma. Grande densidade rítmica, provocada pelas notas em staccato
6. El circulo mágico (O círculo mágico). Encantação destinada a exorcizar o espectro. Ouve-se a voz solista.
7. Romance del pescador (Romance do pescador). Melodia suave em tom melancólico.
8. Danza ritual del fuego (Dança ritual do fogo). Uma das páginas mais célebres da obra. Representa a dança da meia noite realizada por Candelas. Falla inspirou-se no canto de forja cigano, que segundo a tradição deveria afastar os maus espíritos durante o trabalho do metal. O tema tocado pelo oboé repetido pelo tutti, com trêmulos nas cordas (o fogo) e a escansão rítmica do piano (o metal forjado). A orquestra que se mantinha em apenas evocações, aqui mostra-se muito mais descritiva.
9. Escena (Cena). Formando a transição sobre o motivo da introdução.
10. Danza Del juego Del amor (Dança do jogo do amor). Dança lenta e sensual da qual o violino solo apresenta um tema melódico.
11. Pantomima.
12. Canción del fuego fátuo (Canção do fogo fátuo). A voz solista compara o amor a um fogo fátuo.
13. Final – Las campanas del amanecer (Final – Os sinos da manhã. Ultima intervenção da voz solista. Os sinos fazem os sortilégios noturnos desaparecerem.
seus comentários ajudaram na apreciação da obra, que eu não conhecia.
ResponderExcluirmoro em Natal-RN, a orquestra da universidade federal vai apresentar essa suíte e estou me familiarizando com o repertório.
a gravação que tive acesso foi essa:
http://www.amazon.com/Falla-Amor-Brujo-Jean-Francois-Heisser/dp/B000M8MH7O
um abraço!
seus comentários ajudaram na apreciação da obra, que eu não conhecia.
ResponderExcluirmoro em Natal-RN, a orquestra da universidade federal vai apresentar essa suíte e estou me familiarizando com o repertório.
a gravação que tive acesso foi essa:
http://www.amazon.com/Falla-Amor-Brujo-Jean-Francois-Heisser/dp/B000M8MH7O
um abraço!
seus comentários ajudaram na apreciação da obra, que eu não conhecia.
ResponderExcluirmoro em Natal-RN, a orquestra da universidade federal vai apresentar essa suíte e estou me familiarizando com o repertório.
a gravação que tive acesso foi essa:
http://www.amazon.com/Falla-Amor-Brujo-Jean-Francois-Heisser/dp/B000M8MH7O
um abraço!