sábado, 12 de julho de 2008

J. STRAUSS - Die Fledermaus “O Morcego” (1874)

O que aconteceu antes:
Numa pequena cidade próxima a Viena, no início do século XIX, durante o regime conservador da restauração, após a época de Napoleão, dois amigos, Eisenstein e Dr. Falke, visitaram um animado baile de máscaras. Dr. Falke estava fantasiado de morcego, numa veste de pele preta, com asas e um grande bico, e Eisenstein de borboleta. Durante a festa, o Eisenstein brindou muito com Dr. Falke, o qual ficou completamente embriagado. No caminho para a casa, Dr. Falke caiu de sono no meio da praça municipal da cidade, e ficou lá dormindo, curando a sua ressaca.Eisenstein deixou o amigo dormindo sozinho e voltou para a casa. De manhã cedo, quando as donas de casa foram fazer as compras na feira da praça, e os estudantes foram para a escola, encontraram Dr. Falke acordando, vestido naquele traje ridículo. As pessoas riram muito com ele fantasiado de morcego. Ainda meio bêbedo, ele cambaleou para a casa, acompanhado por uma multidão que fazia chacota dele. Desde aquele dia, Dr. Falke ganhou o apelido de Dr. Morcego. Daí por diante, ele passou a pensar como poderia se vingar adequadamente da brincadeira que Eisenstein fez com ele.
I Ato
Na sala da casa do casal Eisenstein
Alfred, um tenor, professor de canto e antigo namorado de Rosalinde, canta na rua, e sua voz é ouvida da casa de Eisenstein. Adele recebe uma carta de sua irmã Ida, mas que na verdade foi falsificada pelo Dr. Falke, na qual a convida para uma festa no palácio do Príncipe Orlofski, um rico nobre russo. Rosalinde entra de um certo modo irritada pela inesperada visita de seu antigo admirador, a qual foi também arranjada pelo Dr. Falke, como parte de seu plano. Adele gostaria de ir a festa, e para isso ela inventa uma estória de que sua tia está doente e que precisa visitá-la, mas Rosalinde não está disposta a deixá-la ir. Alfred chega, e com sua voz tentadora deixa Rosalinde descontrolada. Rosalinde não sente nada por Alfred, mas ela não resiste a sua voz. Ela ouve seu marido se aproximando e procura imediatamente se livrar de Alfred, mas antes ela promete que o receberá mais tarde. Eisenstein está tomado de raiva, pois foi sentenciado há oito dias na prisão. A sentença original foi de cinco dias por desacato a autoridade, mas devido à incompetência de seu advogado, Dr. Blind e de seu insulto à corte, resultaram em mais três dias em sua sentença. Ele teria que começar a pagar sua pena naquela noite, mas Dr. Falke chega e convence Eisenstein a se divertir um pouco antes de ir pra cadeia, e o convida para a festa do Príncipe Orlofsky. Rosalinde está muito surpresa em ver o marido e Dr. Falke em tão bom humor. Eisenstein vai para a festa com Dr. Falke quando Alfred retorna, se veste com o roupão de Eisenstein e se senta à mesa. O jantar é bruscamente interrompido pelo diretor da cadeia, que veio pessoalmente para acompanhá-lo à prisão. Frank acha que o homem vestido em roupão ao lado de Rosalinde é Eisenstein, e ordena que este o siga para a cadeia. Frank pede que ele se despeça de sua esposa. Rosalinde, para não comprometer sua integridade, finge que Alfred é o seu marido. Alfred, muito feliz por ter a oportunidade de poder chegar mais perto de sua amada, se despede beijando sua “esposa”.
II Ato
No salão nobre do palácio do príncipe Orlofsky
O Príncipe Orlofsky, um jovem aristocrata que está simplesmente morrendo de tristeza com toda a sua fortuna, quer se divertir na noite da festa. Dr. Falke prometeu-lhe dar muita risada com a vingança do morcego. Ele está planejando ridicularizar seu amigo Eisenstein em público com uma vingança, devido à ocasião de três anos atrás, quando Eisenstein deixou Falke bêbado no meio da praça municipal. Falke teve que andar de volta para casa vestido em sua fantasia de morcego, o que fez as pessoas rirem dele na ocasião. Desde este incidente, todos o chamam de Dr. Morcego.Os convidados do Príncipe Orlofsky estão determinados a se divertirem a qualquer custo naquela noite. Adele chega à festa vestida com um dos vestidos de Rosalinde, e sua irmã Ida fica surpresa. Eisenstein é o próximo convidado a chegar, ele é apresentado como o Marquês Renard. Orlofsky sabe de sua verdadeira identidade, e por isso ele mantém Eisenstein ocupado enquanto que Dr. Falke avisa a Rosalinde que seu marido está na festa se divertindo e flertando com outras mulheres. Eisenstein vê Adele e comenta sua semelhança com uma de suas empregadas. Ela pensa rápido, e ao invés de se mostrar surpresa com o fato de ter encontrado seu patrão ali e não na prisão, e disfarçado de marquês, ela o faz de bobo em frente dos outros convidados: Como ele poderia confundi-la com uma empregada?Enquanto isso, Frank, também convidado por Dr. Falke, chega à festa. Ele é apresentado como o Cavalheiro Chargrin. Rosalinde chega à festa com uma máscara, e é apresentada como uma condessa húngara.Eisenstein se sente imediatamente atraído pela condessa misteriosa, e começa a flertar com ela. Rosalinde reage timidamente, mas demonstra desinteresse. Para tomar vantagem da situação, Rosalinde finge estar passando mal e pede a Eisenstein para tomar seu pulso. Com este truque, ela consegue roubar o relógio que Eisenstein usa, desta forma ela tem uma importante evidência do mau comportamento de seu marido. As comemorações chegam aos brindes com champanhe, e são apresentadas várias danças nacionais. No último momento, quando Eisenstein está para retirar a máscara da condessa, o relógio marca 6:00, e Eisenstein tem que voltar para a prisão.
III Ato
Na cadeia pública da cidade
Alfred passa a noite na prisão e é supervisionado por Frosch, um bêbado que só anda se embriagando com uma aguardente barata. A campainha toca e Adele e Ida entram na prisão. Adele confessa a Frank que é a empregada dos Eisenstein e quer ser uma atriz, e pede a Frank que a ajude. Frank fica impressionado. Eisenstein chega à cadeia, mas não é deixado entrar quando este toma a roupa de seu advogado que está lá também e se disfarça de Dr. Blind. Eisenstein não se surpreende em encontrar Chargrin lá, pois logo é explicado que Chargrin, na realidade, é Frank. Com seu disfarce, Eisenstein presencia o encontro de Rosalinde e Alfred, e ouvi tudo que sua esposa pensa sobre ele. Eisenstein retira seu disfarce e surpreende todos ali. Ele diz a Rosalinde que ela está traindo ele com Alfred, e ela explica o que aconteceu, mostrando o relógio que roubara. Ironicamente comenta, com um sotaque húngaro, seus atos na festa do Príncipe Orlofsky. Eisenstein fica quieto por um momento, e Falke aparece com todos os convidados da festa, anunciando que a vingança do morcego estava concluída. Eisenstein pede desculpas à mulher, e todos concordam que a culpa de tudo foi muito champanhe.

Nenhum comentário: