segunda-feira, 16 de julho de 2007

MOZART, W. A. - Concerto No. 5 em la maior para violino KV 219

Datado de 20 de dezembro de 1775, e é um dos mais célebres concertos para violino do compositor. Mais que os precedentes, este concerto mostra ao máximo as possibilidades do solista. Mozart elabora de uma forma mais requintada a orquestração e seus temas.
O primeiro movimento Allegro aperto, é dividido em três partes, a primeira é um longo prelúdio orquestral, seguindo um Adágio formado por apenas seis compassos, voltando ao movimento inicial. a apresentação dos dois temas em oposição. O primeiro com caráter marcial com seus arpejos ascendentes e seu ritmo característico, fica mais evidente quando da presença do solista, o segundo tema mais melódico de uma forma cantante, ambos seguidos por uma breve coda em uníssono. A entrada do solista é marcada por sete compassos de Introdução no Adágio sobre um acompanhamento. Enquanto a orquestra repete o primeiro tutti, o solista faz uma nova inserção, antes de se fazer ouvir no tema principal. Depois de um desenvolvimento surge uma pequena coda que leva a uma repetição.
O segundo movimento, um Adágio é marcado por um único tema que se apresenta no prelúdio orquestral, melodia esta que será ouvida ao longo de todo o movimento. Este movimento também possui uma cadência, que é ouvida diversas vezes.
O Rondó (tempo de minuetto), é um longo movimento entrecortado por um longo trio com diversas variações. O solista ataca a primeira parte, utilizando-se dos ritmos hungáricos das czardas de seu ballet Le Gelosie del Seraglio. Os contrabaixos batem nas cordas com a parte superior do arco com graduações de forte e piano, dando à passagem um colorido todo especial.

Nenhum comentário: