segunda-feira, 16 de julho de 2007

NEPOMUCENO, Alberto - Prelúdio - O Garatuja

ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1929)

Alberto Nepomuceno (Fortaleza, 6 de julho de 1864 - Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1920) foi um compositor brasileiro. Considerado o "pai" do nacionalismo na música erudita, compôs a primeira ópera em portuquês, "O garatuja", baseada na obra de mesmo nome de José de Alencar. Filho de Vitor Augusto Nepomuceno e Maria Virgínia de Oliveira Paiva, foi iniciado nos estudos musicais por seu pai, que era violinista, professor, mestre da banda e organista da Catedral de Fortaleza. Em 1872 transferiu-se com a família para Recife, onde começou a estudar piano e violino. Responsável pelo sustento de sua mãe e irmã após a morte de seu pai, em 1880, Nepomuceno empregou-se como tipógrafo e passou a ministrar aulas particulares de música, ficando impossibilitado de prosseguir seus estudos no Curso de Humanidades. Apesar do pouco tempo que lhe sobrava, conseguiu dar continuidade aos seus estudos musicais com o maestro Euclides Fonseca.
Durante sua juventude, manteve amizade com alunos e mestres da Faculdade de Direito do Recife, como Alfredo Pinto, Clóvis Bevilaqua, Farias Brito. A Faculdade, nessa época, era um grande centro intelectual do país; por lá fervilhavam idéias e análises sociais de vanguarda, como os estudos sociológicos de Manuel Bonfim e Tobias Barreto, além das teorias darwinistas e spenceristas de Silvio Romero. Foi Barreto quem despertou em Nepomuceno o interesse pelos estudos da língua alemã e da filosofia. Tornou-se um defensor atuante das causas republicana e abolicionista no Nordeste, participando de diversas campanhas. Entretanto, não descuidou de suas atividades como músico, assumindo, aos dezoito anos, a direção dos concertos do Clube Carlos Gomes de Recife. Atuou também como violinista na estréia da ópera Leonor, de Euclides Fonseca, no Teatro Santa Isabel. De volta ao Ceará com a família, ligou-se a João Brígido e João Cordeiro, defensores do movimento abolicionista, passando a colaborar em diversos jornais ligados à causa. Devido às suas atividades políticas, seu pedido de custeio ao governo imperial para estudar na Europa foi indeferido.


Sociedade da Corte
Em 1885, Nepomuceno mudou-se para o Rio de Janeiro, indo morar na residência da família Bernadelli. Deu continuidade aos seus estudos de piano no Beethoven Club, onde se apresentou ao lado de Arthur Napoleão. Pouco tempo depois, foi nomeado professor de piano do clube, que tinha em seu quadro funcional, como bibliotecário, Machado de Assis. A capital do império, neste período, vivia um momento de grande efervescência social, política e cultural. No âmbito social, ocorria um vertiginoso crescimento populacional com o aumento do fluxo migratório em busca de trabalho.
No plano político, sucediam-se os ataques das campanhas abolicionista e republicana à monarquia. No campo literário, os movimentos romântico, simbolista e naturalista, em voga na Europa, influenciavam diversos escritores brasileiros, como Olavo Bilac, Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Coelho Neto. O grande interesse de Nepomuceno pela literatura brasileira e pela valorização da língua portuguesa, aproximou-o de alguns dos mais importantes autores da época, surgindo, da parceria com poetas e escritores, várias composições como: Artemis (1898), com texto de Coelho Netto; Coração triste (1899), com Machado de Assis; Numa Concha (1913), com Olavo Bilac. No ano anterior à abolição da escravatura, compôs "Dança de Negros" (1887), uma das primeiras composições que utilizou motivos étnicos brasileiros. A primeira audição dessa obra, que mais tarde se tornou Batuque, da Série brasileira, foi apresentada pelo autor no Ceará. Outras peças foram compostas na mesma época, como Mazurca, Une Fleur, Ave Maria e Marcha Fúnebre. Apesar de ser visto com desconfiança pela família imperial, devido às suas posições políticas, Nepomuceno, pela sua importância no cenário musical brasileiro, chegou a ser convidado pela Princesa Isabel para tomar chá no Paço Imperial.

Europa

Viajou para a Europa na companhia de seus grandes amigos, os irmãos Henrique e Rodolfo Bernadelli, em agosto de 1888, com o objetivo de ampliar sua formação musical. Em Roma, matriculou-se no Liceo Musicale Santa Cecília, na classe de harmonia, de Eugenio Terziani, e na de piano, de Giovanni Sgambatti; depois, com a morte de Terziani, prosseguiu os estudos com Cesare De Sanctis. Em 1890 partiu para Berlim, onde aperfeiçoou seu domínio da língua alemã e ingressou na Academia Meister Schulle, tornando-se aluno de composição de Heinrich von Herzogenberg, grande amigo de Brahms. Durante suas férias, chegou a assistir em Viena a concertos de Brahms e de Hans von Bülow.
Transferiu-se depois para o Conservatório Stern de Berlim, onde, durante dois anos, cursou as aulas de composição e órgão com o professor Arnó Kleffel, e de piano, com H. Ehrlich. Nepomuceno e sua futura esposa tiveram aulas também com o famoso Theodor Lechetitzky, em cuja sala de aula conheceu a pianista norueguesa Walborg Bang, com quem se casou em 1893. Ela era aluna de Edvard Grieg, o mais importante compositor norueguês da época, representante máximo do nacionalismo romântico. Após seu casamento, foi morar na casa de Grieg em Bergen.
Esta amizade foi fundamental para que Nepomuceno elaborasse um ideal nacionalista e, sobretudo, se definisse por uma obra atenta à riqueza cultural brasileira. Após realizar as provas finais do Conservatório Stern (1894), regendo a Filarmônica de Berlim com duas obras suas (Scherzo für grosses orcherter e Suíte Antiga ), inscreveu-se na Schola Cantorum, em Paris, a fim de aprimorar-se nos estudos de órgão com o professor Alexandre Guilmant. Nessa época, conheceu Camille Saint-Saëns, Charles Bordes, Vicent D'Indy e outros. Assistiu à estréia mundial de Prélude à l'après-midi d'un faune, de Claude Debussy, obra que Nepomuceno foi o primeiro a apresentar no Brasil, em 1908, nas festas do Centenário da Abertura dos Portos. A convite de Charles Chabault, catedrático de grego na Sorbonne, escreveu a música incidental para a tragédia Electra . Em 1900 marcou uma entrevista com o diretor da Ópera de Viena, Gustav Mahler, para negociar a apresentação de sua ópera Artemis; porém, adoeceu gravemente, indo se recuperar em Bergen, na casa de seu amigo Edvard Grieg. Em 1910, financiado pelo governo brasileiro, realizou diversos concertos com músicas de compositores nacionais em Bruxelas, Genebra e Paris. Durante a excursão, visitou Debussy em sua residência em Neuilly-sur-Seine, sendo presenteado com uma partitura autografada de Pelléas et Mélisande.

Nacionalismo

No dia 4 de agosto de 1895, Nepomuceno realizou um concerto histórico, marcando o início de uma campanha que lhe rendeu muitas críticas e censuras. Apresentou pela primeira vez, no Instituto Nacional de Música, uma série de canções de sua autoria em português. Estava deflagrada a guerra pela nacionalização da música erudita brasileira. O concerto atingia diretamente aqueles que afirmavam que a língua portuguesa era inadequada para o bel canto. A polêmica tomou conta da imprensa e Nepomuceno travou uma verdadeira batalha contra o crítico Oscar Guanabarino, defensor ardoroso do canto em italiano, afirmando: "Não tem pátria um povo que não canta em sua língua". A luta pela nacionalização da música erudita foi ampliada com o início de suas atividades na Associação de Concertos Populares, que dirigiu por dez anos (1896-1906), promovendo o reconhecimento de compositores brasileiros. A pedido de Visconde de Taunay, restaurou diversas obras do compositor Padre José Maurício Nunes Garcia e apoiou compositores populares como Catulo da Paixão Cearense.
A sua coletânea de doze canções em português foi lançada em 1904 e editada pela Vieira Machado e Moreira de Sá. "O garatuja", comédia lírica em três atos baseada na obra homônima de José de Alencar, é considerada a primeira ópera verdadeiramente brasileira no tocante à música, ambientação e utilização da língua portuguesa. Os ritmos populares também estão presentes nesta obra, como a habanera, o tango, a marcação sincopada do maxixe, o lundu e ritmos característicos dos compositores populares do século XIX, como Xisto Bahia, além das polcas de Callado e Chiquinha Gonzaga. Em 1907 iniciou a reforma do Hino Nacional Brasileiro, tanto na forma de execução quanto na letra de Osório Duque Estrada. No ano seguinte, a realização do concerto de violão do compositor popular Catulo da Paixão Cearense, no Instituto Nacional de Música , promovido por Nepomuceno, causou grande revolta nos críticos mais ortodoxos, que consideraram o acontecimento "um acinte àquele templo da arte". Ainda como incentivador dos talentos nacionais, atuou junto a Sampaio Araújo para editar as obras de um controvertido compositor que surgia na época: Heitor Villa-Lobos. Nepomuceno chegou a exigir que as edições de suas obras, distribuídas pela Casa Arthur Napoleão, contivessem, na contra-capa, alguma partitura do jovem Villa-Lobos.

O Instituto Nacional de Música
Alberto Nepomuceno iniciou suas atividades no Instituto Nacional de Música como professor de órgão em 1894. Após a morte de Leopoldo Miguez, em 1902, foi nomeado diretor. Devido a inúmeras pressões e divergências de ordem política e administrativa, pediu exoneração no ano seguinte. No entanto, como importante referência da música erudita local, foi designado pelo próprio Instituto para recepcionar Saint-Saëns em sua vinda ao país. Em 1906 reassumiu o cargo de diretor após o pedido de demissão de Henrique Oswald. Em sua segunda gestão, elaborou uma série de projetos visando à institucionalização da música erudita brasileira.
Um dos primeiros projetos iniciados por Nepomuceno foi a reforma do Hino Nacional Brasileiro e a regulamentação de sua execução pública. Mandou colocar no Instituto uma lápide em homenagem a Francisco Manuel da Silva, com a seguinte inscrição: "Ao fundador do Conservatório e autor do Hino de sua pátria". Foi nomeado também diretor musical e regente principal dos Concertos Sinfônicos da Exposição Nacional da Praia Vermelha, em comemoração ao Centenário da Abertura dos Portos. Nestes concertos, apresentou, pela primeira vez, ao público brasileiro, os autores europeus contemporâneos Debussy, Roussel Glazunow e Rimsky, além dos brasileiros Carlos Gomes, Barrozo Neto, Leopoldo Miguez e Henrique Oswald. Em 1909, enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional com o intuito de criar uma Orquestra Sinfônica subvencionada pelo governo. Como diretor do Instituto, recepcionou, junto com Rui Barbosa e Roberto Gomes, o pianista Paderewsky em sua visita ao Brasil. Em 1913 regeu, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o grande Festival Wagner, tendo como solista o tenor Karl Jorn de Bayreuth.
Responsável pela tradução do Tratado de Harmonia de Schöenberg, Nepomuceno tentou, em 1916, implantá-lo no Instituto, mas encontrou forte oposição do corpo docente. Sentindo crescer as pressões contrárias da academia a seus projetos, pediu demissão no mesmo ano. Separado de Walborg e com sérias dificuldades financeiras, foi morar com Frederico Nascimento em Santa Teresa. Seu último concerto no Teatro Municipal aconteceu em 1917. Muito doente e enfraquecido, faleceu em 1920 aos 56 anos de idade. Segundo depoimento de seu grande amigo Otávio Bevilacqua, o compositor começou a cantar ao perceber a proximidade da morte.

OBRAS

Música dramática Óperas

Abul, 1899-1905; Ártemis, 1898; Electra (versão), 1894; O Garatuja (inacabada), 1904-1920; Porangaba, 1887-1889. Opereta: A cigarra, 1911. Episódio lírico: A pastoral, 1902.

Música orquestral

Andante expressivo, 1902; O Garatuja, 1904; Iriel (Cena e Dança), 1916; Largo e ofertório, p/órgão e orquestra, 1896; Marcha fúnebre, 1887; Prière, 1887; Rhapsodie brésilienne, 1887; Romance e tarantela, p/violoncelo e orquestra, 1908; Scherzo vivace, 1893; Seis valsas humorísticas, p/piano e orquestra, 1903; Serenata, 1902; Série brasileira (1. Alvorada na serra, 1892; 2. Intermédio, 1891; 3. A sesta na rede, 1896; 4. Batuque, 1888); Sinfonia em sol menor, 1893; Spimlied, 1893; Suíte antiga, 1893; Suíte, da ópera Abdul, 1906; Suíte, da ópera Porangaba, 1887.

Música de câmara

Trio: Trio, p/piano, violino e celo, 1916. Quartetos: Quarteto, p/dois violinos, viola e celo, 1889; Quarteto nº 1, p/dois violinos, viola e celo, 1890; Quarteto nº 2, p/dois violinos, viola e celo, 1890; Quarteto nº 3, p/dois violinos, viola e celo, 1891.

Música instrumental

Solos p/piano: Anelo, 1894; Barcarola, 1906; Berceuse, 1890; A brasileira, s.d.; Brincando, 1906; Cloche de Noël, 1916; Dança, 1906; Dança de negros, 1887; Devaneio, 1904; Diálogo, 1894; Une fleur (romance), 1891; Folha d'álbum nº 1, 1891; Folha d'álbum nº 2, 1891; Folha d'álbum nº 3, 1891; Folha d'álbum nº 4, 1891; Folha d'album nº 5, 1891; Folha d'álbum nº 6, 1891; Galhofeira, 1894; Improviso, 1904; Lírica nº 1, 1895; Lírica nº 2, 1895; Mazurca, em ré menor, 1890; Mazurca nº 1, 1887; Melodia, 1906; Melodia, s.d.; Ninna nanna, 1890; Noturno, 1907; Noturno nº 1, 1910; Noturno nº 2, 1912; Prece, 1887; Quatro peças infantis, 1903; Scherzo fantástico, 1887; Seis valsas humorísticas, s.d.; Série brasileira, 1908; Sinfonia em sol menor, 1908; Sonata, 1893; Suíte antiga (quatro), 1893; Tema, e variações em lá maior, 1902; Valsa, 1894; Valsa da cigarra, 1911; Valse impromptu, 1893; Variações sobre um tema original, 1902. Solos p/órgão: Comunhão, 1895; Ofertório, 1902; Orgelstücks (4), 1893; Prelúdio e fuga, 1894; Prelúdio e fuga, 1912; Sonata, 1895. Duos: Devaneio, p/violino e piano, 1919; Mazurca, p/celo e piano, 1887; Prece, p/celo e piano, 1887; Romance e tarantela, p/celo e piano, 1908.

Música vocal

Canto e piano: Aime-moi, 1911; Amo-te muito, s.d.; Au jardin des reves, 1895; Blomma, 1893; Canção da ausência, 1915; Canção do amor, 1902; Canção do Rio, 1917; Candura, 1914; Cantiga triste, s.d.; Cantigas; Canto nupcial, s.d.; Cantos da sulamita, 1897; Cativeiro, 1896; La chanson de Gélisette, 1895; La chanson du silence (Il flotte dans l'air), 1895; Conselho (Antigas modinhas brasileiras), s.d.; Coração triste, 1903; Désirs divers, 1894; Desterro, 1894; Dromd Lycka, 1893; Einklang, 1894; Gedichte, 1894; A grinalda, s.d.; Herbst, 1894; Hidrófana, 1906; Jangada, 1920; Luz e névoa, 1915; Madrigal, 1894; Mater dolorosa, 1894; Le miroir d'or, 1895; Moreninha, 1894; Moreninha (Medroso de amor), 1894; Morta (Trovas do norte), s.d.; Numa concha, 1914; Ocaso, 1912; Olha-me, 1914; Ora, dize-me a verdade, 1894; Oração ao diabo, 1902; Oraison, 1894; Perchè, 1888; Razão e amor, 1911; Rispondi, 1888; Saudade, 1906; Sehnsucht Vergessen, 1894; Serenata di un moro, 1889; O sono, 1904; Sonhei, 1902; Tanto gentile tanto onesta pare, 1889; Trovas alegres, 1905; Trovas tristes, 1905; Wiegen Sie sauft, 1894; Der Wunde Ritter, 1893; Les yeux élus, 1895. Canto e orquestra: Amanhece, s.d.; Anoitece, s.d.; Canção, 1906; Cantigas (A guitarra), s.d.; Cantilena, 1902; Coração indeciso, 1903; A despedida, s.d.; Dor sem consolo, s.d.; Dolor supremus, s.d.; Epitalâmio (Enfim), 1897; Filomela, 1903; Medroso de amor (Moreninha), 1894; Le miracle de la semence, 1917; Nossa velhice, 1913; Oração ao diabo, s.d.; Sempre, s.d.; Soneto, 1904; Trovas nº 1; Trovas nº 2, s.d.; Tu és o sol, 1894; Turquesa, 1906; Xácara, s.d. Coro: Hino à proclamação da República, 1890; Hino ao trabalho, 1896; As Uiaras, p/coro feminino, 1896; Canção do Norte (Hino ao Ceará), p/coro misto, 1903; Hino às árvores, 1909; Hino à Escola Normal, 1914; Oração à pátria, 1914; Hino à Alsácia-Lorena, 1915; Ode a Osvaldo Cruz, 1917; Canção do Acre, 1918; Hino à paz, 1919; Saudação à Bandeira, 1919; Baile na flor, p/coro feminino, s.d.; Tambores e cornetas, s.d.

Música sacra

Ave Maria nº 1, p/coro feminino, 1887; Ave Maria nº 2, p/coro feminino a quatro vozes, s.d.; Ave Maria n° 3, p/canto e órgão, s.d.; Ave Maria nº 4, p/canto e órgão, s.d.; Canto fúnebre, p/coro a duas vozes, 1896; Ecce panis angelorum, p/duas vozes e órgão, 1911; Ingemisco, p/canto e piano, s.d.; Invocação à Cruz, p/coro a duas vozes, s.d.; Missa, p/coro a duas vozes e órgão, 1915; Panis angelicus, p/duas vozes e órgão, 1909; O Salutaris Hostia, p/coro a quatro vozes e órgão, 1911; O Salutaris Hostia nº 2, p/canto e piano, 1897; Tantum ergo, p/coro e órgão, 1911.

Fontes Bibliográficas deste texto:
BARÃO de Studart Dados Biográficos do maestro Alberto Nepomuceno. s.d, s.ed ALMEIDA, Zélia de Perfil biográfico do maestro Alberto Nepomuceno. Niterói: 1964 (escrito em 27.02.1920) Editado pela autora. BÉHAGUE, Gérard The beginnings of musical nationalism in Brazil. Detroit Monographs in Musicology. number 1. Information Coordinators, Inc. Detroit, 1971. CORRÊA, Sérgio Alvim Alberto Nepomuceno; catálogo geral. Rio de Janeiro: Funarte/Instituto Nacional de Música/Projeto Memória Musical Brasileira.
1985.

PRELUDIO
Este prelúdio destinava-se a uma comédia lírica cuja partitura nunca foi ultimada, muito embora o libreto de autoria do próprio Nepomuceno, tenha sido extraída da novela do mesmo nome de José de Alencar. Nepomuceno dedicou a este Prelúdio um longo trabalho.
O prelúdio foi concluído em 1904 com o objetivo de ser executado nos concertos de música brasileira que se pretendia realizar na exposição de S. Luiz nos EUA. Sua première ocorreu no RJ sob a direção do autor em um concerto dado pelo grande pianista português Artur Napoleão a 26 de outubro de 1904.O tema, é tirado de um Lundu, dança de negros popularizada no Brasil colonial, que muito bem evoca a atmosfera do RJ do século XVII onde decorreria a ação da comédia.

Nenhum comentário: