quarta-feira, 18 de julho de 2007

RACHMANINOV, Sergei - Concerto No. 3 em re menor, Op. 30

Estreou com o autor a 28 de novembro de 1909 em New York com a regência de Walter Damrosch. Fois escrito entre a primavera e o outono de 1909 em Ivanovka, em uma propriedade do compositor.
Possui proporções maiores ás do segundo concerto e com dificuldades superiores, que o torna um com concerto de maior dificuldade do repertório pianístico.
Primeiro movimento: Allegro non tanto. O primeiro tema é influenciado por antigas melodias russas religiosas, é exposto em oitavas pelo pianista e destaca-se por sua simplicidade. Logo esse tema será retomado pela orquestra enquanto que o piano ornamenta a passagem de forma brilhante e complexa. Um segundo tema de forma lírca é apresentado novamente pelo piano, que o desenvolve dando-lhe um caráter cantante. Quando se ouve a retomada do tema inicial é o sinal que ali inicia-se o desenvolvimento do primeiro movimento, que passará por várias tonalidades de forma modulante.
Após vertiginoso movimento descendente de acordes martelados alternados por ambas as mãos, surge uma série de apogiaturas sincopadas que introduzem a cadência. Rachmaninov escreveu duas cadências, uma mais curta e outra bem mais longa repleta de grande dificuldade acrescida de acordes complexos.
A Coda é composta por pequenos motivos que se encerram em um decrescendo.
Segundo movimento: Intermezzo. È constituído por uma bela melodia que é apresentada pela orquestra e logo será retomada pelo piano em forma de variações.
Dentro deste movimento aparece a indicação Poco più mosso que possui características de um Scherzo. Após a retomada do tema inicial o piano conduz para o final do movimento e o encadeamento com o último movimento.
Terceiro movimento: Alla breve. É formado por ritmos que lembram as cavalgadas. Os temas cíclicos do primeiro movimento reaparecem aqui novamente.

Nenhum comentário: