segunda-feira, 16 de julho de 2007

MOZART, W. A. - Sinfonia No. 25 em sol menor, KV 183

Foi escrita em 1773, que serviu de base para a sua sinfonia em sol menor KV 550 de 1788.
A obra inicia-se com uma pequena introdução de quatro compassos e a conseqüente exposição dos dois temas, sendo que o primeiro aparece de forma sincopada pelas cordas e o segundo tema possui características bem contrastantes e claras.
O segundo movimento caracteriza-se pelo jogo contrapontístico entre os instrumentos da orquestra que fazem ouvir dois temas. Encerrando o desenvolvimento, os violinos fazem uma breve cadência, uma série de modulações são ouvidas sobre no primeiro tema, encerrando assim este movimento.
O terceiro movimento, é um Minueto, como manda a forma dividida em três partes, a primeira parte em tom menor que também é dividida em duas partes encerrando-se com uma pequena Coda, que nos encaminha para o Trio, que é inteiramente apresentado pelos sopros, encerrando o movimento com a volta à primeira parte, a reexposição pa primeira parte do Minueto.
O último movimento, também é formado por duas idéias, que pouco se modificam ao longo da obra, concluindo o movimento com um Coda de grande energia marcadamente o ritmo imposto pelo primeiro tema.

Nenhum comentário: