segunda-feira, 16 de julho de 2007

MOZART, W. A. - EINE KLEINE NACHTMUSIK KV 525

Mozart escreveu diversas obras do gênero Cassazioni, Divertimenti e Serenatas. Em geral obras encomendadas para alguma comemoração ou festa palaciana de algum fidalgo.
Eine Kleine Nachtmusik, pequena serenata noturna, foi escrita em 1787, ano fecundo na vida composicional de Mozart, porque deste período aparecem D. Giovanni entre outras obras primas.
A maioria dessas obras eram de cinco movimentos, mas esta é composta por quatro movimentos. Alguns estudiosos acreditam que ela poderia ter tido um Minueto que tenha se perdido ou não estar associado a atual edição da partitura..
Obra originalmente escrita para orquestra de cordas, não sabemos para que ocasião ela foi destinada, no entanto é uma das obras mais discutidas e mais tocadas em todo o planeta.
O primeiro movimento composto por quatro temas, tem um caráter de marcha, embora delicado, cujo tema principal recebe aparatos ornamentais representados pelos trillos. Inicia-se em uníssono seguida por uma resposta dos primeiros violinos.
O segundo movimento, uma Romança, é lírica e um tanto sentimental, como pode sugerir o próprio codinome do movimento. Segundo as regras da composição, a serenata deveria possuir um Minueto logo após o primeiro movimento, ma como comentei acima, provavelmente este Minueto estaria perdido, ai segue-se este movimento lento e poético. O movimento é dividido em duas partes separadas claramente por barras de repetição. O canto aos poucos vai-se diluindo em imitações através das diferentes vozes da orquestra.
O terceiro movimento, um Minueto é formado por duas seções, como manda a regra, com um Trio antes da repetição final.
O quarto e último movimento, um Rodo, o violino conduz a dança em forma sonata, precipitando o tema com um arpejo staccato de três notas apenas. O tema é exposto duas vezes, e nesta partitura há a presença de ornamentações (grupetos). Este movimento possui dois temas que se desenvolvem durante todo o movimento.
Estes dois últimos movimentos, Minuete e Rondó, são duas formas tradicionais e características do séc. XVIII.

5 comentários:

rushsignals disse...

olá. mto bom o texto sobre Eine kleine Nachtmusik. sabe o q significa
este nome?
Existem muitas Eine kleine Nachtmusik, como a allegro(que é a mais famosa), Romance Andante.sabe qtas existem?
obrigado e um abraço!

igor disse...

significa um pequeno noturno

EMANUEL MARTINEZ disse...

Pequena serenata noturna, é o que significa.
Abraços

cinemaniaco-BR disse...

A tradução correta do nome desta música é UMA PEQUENA SERENATA. Chamar de "serenata noturna" é pleonasmo porque serenata já significa uma música para ser executada ou cantada a noite.

ML

Unknown disse...

A musica e muito boa de se ouvir mas,sao muitos instrumentos afinal e uma orquestra!