segunda-feira, 11 de junho de 2007

GUARNIERI, Camargo - Suite Brasiliana

Composta em 1950 encomendada pela Kussevitski Music Foundation de Washington DC, dedicada à memória de Nathalie Koussevitski. A primeira audição mundial em concerto foi em 1951 e, em 1952 inspirou um bailado com cenários de Mário Conde, e coreografia de Vaslav Vetchek, estreado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro a 05 de abril de 1952.
O primeiro movimento é monotemático e o tema inicial é exposto logo pelas madeiras e pelo flautim, estabelecendo uma irresistível essência rítmica. Ao inverso de outras obras do compositor a linha do baixo é pouco desenvolvida, desempenhando uma função mais rítmica. Uma das características mais marcantes deste movimento é o emprego de notas longas sustentadas nos finais de frase, enquanto os outros instrumentos vão se sobrepondo. Harmonicamente toda a ação se desenvolve sobre o pedal harmônico de re menor, com um sentido pentatônico.
O segundo movimento caracteriza-se pela suavidade da linha melódica confiada às cordas, estabelecendo assim a atmosfera serena para o tema do clarinete. O tema do clarinete sugere uma orientação final em sol maior. A seção central desenvolve-se sobre alguns fragmentos do tema principal do movimento, que se deslocam de forma cromática. Uma reexposição final do tema encerra este movimento.O terceiro movimento possui uma forma ABA. A exemplo do primeiro movimento destaca-se uma grande vitalidade rítmica, confiando o tema ao fagote. Todos os instrumentos de percussão são utilizados dando uma conotação bem rítmica à obra. Na parte principal do movimento surge um novo tema, voltando logo em seguida ao tema inicial. Esta reapresentação do tema inicial é acompanhado de uma textura densa ao utilizar toda a orquestra, levando a orquestra a um grandioso re maior como ponto final.

Nenhum comentário: