Este concerto, de grande virtuosismo, foi dedicado ao grande violinista David Oistrakh que o apresentou em première dia 16 de novembro de 1940 em Moscou, sob a regência de Alexandre Gauk.
O concerto é dividido em três movimentos:
Primeiro movimento: Allegro com fermezza. Segue a forma sonata, característica da forma concerto, possuindo dois temas contrastantes; o primeiro rítmico e o segundo mais elegíaco. Ambos os temas possuem uma longa cadência escrita pelo compositor, Todavia Oistrakh compôs uma outra cadência reconhecida por Khatchaturian como sendo mais violinística.
Segundo movimento: Andante sostenuto. Iniciando pelo fagote em forma de narrativa. Seu compasso ternário associado ao movimento lento, pode sugerir uma valsa triste, lenta.Terceiro movimento: Allegro vivace. O tema rítmico predominante é de originado do primeiro tema do primeiro movimento. A parte do solista é repleta de repetições que se dialogam com a orquestra
O concerto é dividido em três movimentos:
Primeiro movimento: Allegro com fermezza. Segue a forma sonata, característica da forma concerto, possuindo dois temas contrastantes; o primeiro rítmico e o segundo mais elegíaco. Ambos os temas possuem uma longa cadência escrita pelo compositor, Todavia Oistrakh compôs uma outra cadência reconhecida por Khatchaturian como sendo mais violinística.
Segundo movimento: Andante sostenuto. Iniciando pelo fagote em forma de narrativa. Seu compasso ternário associado ao movimento lento, pode sugerir uma valsa triste, lenta.Terceiro movimento: Allegro vivace. O tema rítmico predominante é de originado do primeiro tema do primeiro movimento. A parte do solista é repleta de repetições que se dialogam com a orquestra
Nenhum comentário:
Postar um comentário