SINFONIA no.1
Apelido: Titã (oficial)
Tonalidade principal: Ré Maior
Composição: 1884-1888
Revisão: 1893 e 1896
Estréia: Budapeste, 20 de Novembro de 1889 (regência de Mahler)
1a.Publicação: 1899 (Viena, Weinberger)
Instrumentação:
4 flautas (2 alternando com piccolos)
4 oboés (um alternando com corne inglês)
4 clarinetes (Sib, Dó, Mib, La - um altenando com Clarone em Sib)
3 fagotes (um alternando com contrafagote)
7 trompas (8 com 'reserva')
4 trompetes (se possível, com reforço no último movimento)
3 trombones
1 tuba
4 tímpanos
Pratos
Triângulo
Tam-tam
Bombo
1 harpa
Quinteto de cordas (violinos I, II, violas, cellos e baixos)
Duração: aprox. 55 minutos
Movimentos:
I- Langsam. Schleppend - Immer sehr gemächlich
II- Kräftig Bewegt
III- Feierlich und gemessen, ohne zu schleppen
IV- Stürmisch bewegt
Programa: O terceiro movimento é uma marcha fúnebre de fina ironia, com o tema da canção folclórica Frère Jacques em modo menor. Descreve o enterro de um caçador, num corteja promovido pelos próprios animais que ele ameaçava.
Comentários: Originalmente concebida para ser um poema sinfônico, em 5 movimentos. Na primeira revisão, ela foi reduzida para 4 e adotada a disposição sinfônica.
SINFONIA No.2 (para soprano, contralto, coro misto e orquestra)
Apelido: Ressurreição (oficial)
Tonalidade principal: Dó menor
Composição: 1888-94
Revisão: 1910
Estréia: 3 primeiros movimentos: Berlim, 4 de março de 1895 (BPO, regência de Mahler)Completa: Berlim, 13 de dezembro de 1895 (BPO, regência de Mahler)
1a.Publicação: 1897 (Leipzig, Hofmeister)
Instrumentação:
4 flautas (todas alternando com 4 piccolos)
4 oboés (2 alternando com corne-inglês)
3 clarinetes (Sib, La, Do - um alternando com clarone)
2 clarinetes em Mib
3 fagotes
1 contrafagote
10 trompas em fá (4 usadas fora do palco, menos no final)
8-10 trompetes em fá e dó (4 a 6 usados fora do palco, menos no final)
4 trombones
1 tuba contrabaixo
7 tímpanos (um fora do palco)
2 pares de pratos (um fora do palco)
2 triângulos (um fora do palco)
Caixa clara
Glockenspiel
3 sinos (Glocken, sem afinação)
2 bombos (um fora do palco)
2 tam-tams (alto e baixo) - (percussão requer 7 instrumentistas)
2 harpas
Órgão
Quinteto de Cordas (violinos I, II, violas, cellos e baixos com corda Dó grave)('Largest possible contingent of all strings')
Soprano Solo
Contralto Solo
Coro Misto SCTB
Duração: aprox. 85-90 minutos
Movimentos:
I- Allegro Maestoso. Mit durchaus ernstem und feierlichem Ausdruck
II- Andante Moderato. Sehr gemächlich. Nie eilen
III- In ruhig fliessender Bewegung
IV- 'Urlicht' . Sehr feierlich, aber schlicht
V- Im Tempo des Scherzo's. Wild Wild herausfahrend - Aufersteh'n
Texto: Há três textos na sinfonia:
1) 'Urlicht', de 'A Trompa Mágica do menino', para contralto solo no IV movimento
2) 'Resurrection' de Friedrich Klopstock, solistas e coro no V movimento
3) Conclusão do próprio Mahler, no final do V movimento
Programa: Segundo indicação do próprio Mahler, o primeiro movimento lança uma pergunta: 'Com que finalidade viveu você?'. O Último movimento responde.
SINFONIA No.3 (para contralto, coro feminino, coro infantil e orquestra)
Tonalidade principal: Ré menor
Composição: 1895-1896
Revisão: 1906
Estréia: Crefeld, 9 de junho de 1902, no festival da Allgemeine Deutsche Musikverein (regência de Mahler)
1a.Publicação: 1898 (Viena, Wenberger)
Instrumentação:
4 flautas (todas alternando com piccolos)
4 oboés (4o. oboé alternando com corne-inglês)
3 clarinetes (Sib e La- 3o. clarinete alterna com clarone)
2 clarinetes em Mib
4 fagotes (4o. fagote alterna com contrafagote)
8 trompas (Fa)
4 trompetes (Fa e Sib)
Flugelhorn (fora do palco)
4 trombones
Tuba contrabaixo
6 tímpanos (2 conjuntos de 3 cada)
2 glockenspiels
Tamburin
Tam-Tam
Triângulo
Prato suspenso
Caixa Clara
Bombo
Pratos
Caixas claras fora do palco
Sinos (afinados) fora do palco
2 Harpas
Quinteto de Cordas (violino I, II, violas, cellos e baixos com corda C grave)
Contralto solo
Coro feminino
Coro infantil
Duração: aprox. 100 minutos
Movimentos:
Part I
- I Kräftig. Entschieden
Part II
II- Tempo di Menuetto. Grazioso
III- Comodo. Scherzando. Ohne Hast
IV- Sehr langsam. Misterioso. Durchaus ppp.
V- Lustig im Tempo und keck im Ausdruck.
VI- Langsam. Ruhevoll. Empfundem
Texto: 2 textos:
1)"O mensch! Gib Acht!" de Friedrich Nietzsche (IV movimento)
2)"Es sungen drei Engel" da 'Trompa mágica do menino' (V movimento)
Programa: Mahler originalmente havia pensado em uma sinfonia programática que descreveria a natureza, por isso, iria chamá-la 'Sinfonia pã'. Depois, quando decidiu incluir o texto de Nietzsche, pensou em chamá-la 'Gaia Ciência', com o subtítulo 'Sonho de uma manhã de verão (segundo Bradford:1983, p.33) O programa original era assim:
I- Chega o verão
II- O que me dizem as flores do campo
III- O que me dizem os animais da floresta
IV- O que me diz a noite
V- O que me dizem os sinos da manhã
VI- O que me diz o amor
Esses pequenos índices, segundo Mahler, só foram conhecidos depois, na publicação de um programa de concerto.
Comentários: É a mais extensa sinfonia de Mahler e de todo o repertório romântico. De qualquer forma, é muito nítida a preocupação humanística e filosófica de Mahler, retratada de maneira entusiasmada nesta grande sinfonia.
SINFONIA No.4 (para soprano e orquestra)
Tonalidade principal: Sol maior
Composição: 1899-1901
Revisão: 1910
Estréia: Munique, 25 de Novembro de 1901 (Margarete Michalek, soprano e regência de Mahler)
1a.Publicação: 1902 (Viena, Waldheim-Eberle)
Instrumentação:
4 flautas (2 alternando com piccolos)
3 oboés (um alternando com corne-inglês)
3 clarinetes (um alternando com clarone)
3 fagotes (um alternando com contrafagote)
4 trompas
3 trompetes
Tímpano
Sinos
Pratos
Glockenspiel
Triângulo
Tam-Tam
Bombo
Harpa
Quinteto de cordas (violinos I, II, Violas, cellos e baixos)
Soprano solo
Duração: aprox. 60 minutos
Movimentos:
I- Bedächtig. Nicht eilen
II- In gemächlicher Bewegung. Ohne Hast
III- Ruhevoll (poco adagio)
IV- Sehr Behaglich
Texto:"Das himmlische Leben" (vida celeste), da 'Trompa mágica do menino'
Comentários: Muito diferente das anteriores, apesar de manter íntima relação com as canções do Das Knaben Wunderhorn, a Quarta é uma sinfonia de rara transparência e beleza. Mahler, que recentemente havia travado contato mais profundo com a obra de J.S. Bach, procurou nela fugir dos grandes efeitos de massa e encontrar na simplicidade da combinação timbrística e contrapontística o ponto de equilíbrio desta obra. Assim, prescindiu dos metais pesados (trombones e tubas) e trabalhou com uma orquestração extraordinariamente econômica para seus padrões. Seu final estava originalmente programado para encerrar a Terceira, mas Mahler, muito sabiamente, escreveu para aquela um outro.
SINFONIA No.5
Tonalidade principal: Dó sustenido menor
Composição: 1901-1902
Revisão: 1904, 1905, 1907 e 1909
Estréia: Colônia, 18 de outubro de 1904 (regência de Mahler)
1a.Publicação: 1905 (Leipzig, C.F.Peters)
Instrumentação:
4 flautas (flautas 3 e 4 alternam com piccolos)
3 oboés (oboe 3 alt. corne-inglês)
3 clarinetes (Lá, Sib, Dó - 3o. tb clarinete em ré)
Clarone
2 Fagotes
Contrafagote (tb como 3o. fagote)
6 trompas
4 trompetes
3 trombones
Tuba
Tímpanos
Glockenspiel
Pratos
Bombo
Caixa Clara
Triângulo
Tam-Tam
Harpa
Quinteto de cordas (violinos I, II, violas, cellos e baixos)
Duração: aprox. 75 minutos
Movimentos:
Parte I
I -Trauermarsch. In gemessenem Schritt. Streng. Wie ein Kondukt
II-Stürmisch bewegt. Mit grösser Vehemenz
Parte II
III - Scherzo. Kräftig. Nich zu schnell
Parte III
IV- Adagietto. Sehr langsam
V- Rondo-Finale. Allegro. Allegro giocoso. Frisch
SINFONIA No.6
Apelido: Trágica (não-oficial)
Tonalidade principal: Lá menor
Composição: 1903-1905
Revisão: 1908
Estréia: Essen, 27 de maio de 1906 (regência de Mahler)
1a.Publicação: 1906 (Leipzig, C.F. Kahnt Nachf)
Instrumentação:
Piccolo
4 Flautas (flautas 3 e 4 alt. piccolos)
4 oboés
Corne-Inglês
Clarinete em Mib (tb como 4o. clarinete)
3 clarinetes (Sib, Lá)
Clarone
4 fagotes
Contrafagote
8 trompas
6 trompetes
3 trombones
Trombone baixo
Tuba
Tímpanos
Sinos
Sinos de vaca
Glockenspiel
Xilofone
Celesta (2 ou mais se possível)
Triângulo
Tam-Tam
Pratos
Caixa Clara
Tamburim
Bombo
Martelo
2 harpas
Quinteto de cordas (violinos I, II, violas, cellos e baixos)
Duração: aprox. 80 minutos
Movimentos:
I- Allegro energico, ma non troppo. Heftig aber markig
II- Scherzo (Wuchtig)
III- Andante moderato
IV- Finale: Allegro moderato
Comentários: Considerada por muitos como a mais 'difícil' sinfonia de Mahler, ela é uma espécie de antítese da Quinta, pois cria uma compexa gama de tensões harmônicas, formais e dinâmicas sem resolvê-las no esperado final. É a mais 'clássica' de todas, com uma forma rigidamente sonata, estrutura quase beethoviana, mas, não obstante, sua mais pesada e tensa obra, e que lhe rendeu, muito propriamente, o apelido. O último movimento contém 3 estrondos monumentais, de simbologia um pouco obscura, mas de visão apocalíptica, composto estranhamente num dos períodos mais calmos e felizes de sua vida.
SINFONIA No.7
Apelido: Canto da Noite (não-oficial)
Tonalidade principal: Si menor
Composição: 1904-1905
Revisão: 1909
Estréia: Praga, 19 de setembro de 1908 (regência de Mahler)
1a.Publicação: 1908 (Berlim, Bote & Bock)
Instrumentação:
Piccolo
4 flautas (uma alternando com piccolo II)
3 oboés
Corne-Inglês
Clarinete em Mib
3 clarinetes (La, Sib)
3 fagotes
Contrafagote
Tuba tenor em Sib (tenor horn)
4 trompas
3 trompetes
Corneta de pistão
3 trombones
Tuba
Tímpanos
Caixa Clara
Bombo
Pratos
Triângulo
Tam-Tam
Sinos de vaca
Sinos
Glockenspiel
Violão
Mandolin
2 harpas
Quinteto de cordas (violinos I, II, violas, cellos e baixos)
Duração: Aprox. 85 minutos
Movimentos:
I-Langsam - Allegro con fuoco. Allegro risoluto, ma non troppo
II- Serenade ( Nachtmusik). Allegro moderato
III- Scherzo. Schattenhaft
IV- Serenade (Nachtmusik). Andante amoroso
V- Rondo - Finale
Programa: É uma sinfonia que transparece um clima taciturno, que nos faz lembrar as Canções do viandante de Schubert. As duas músicas noturnas (Nachtmusik) da sinfonia, lembranças das melodias do Wunderhorn, dão o título à sinfonia.
Comentários: É uma das mais avançadas sinfonias, harmonicamente falando. Há 3 tonalidades predominantes: Si menor, Mi menor e Dó maior. A progressão harmônica é igualmente inovadora. Durante muito tempo foi esquecida, e tratada como a menos interessante sinfonia de Mahler, porque é a primeira em que se sente uma inspiração 'forçada' e, de certa maneira, desgastada enquanto forma. Hoje em dia é vista como uma epígrafe do pós-romantismo.
SINFONIA No.8 (para 8 solistas - 3 sopranos, 2 contraltos, tenor, barítono e baixo - 2 coros mistos, coro infantil, órgão e orquestra)
Apelido: 'Dos Mil' (oficial)
Tonalidade principal: Mi bemol Maior
Composição: 1906-1907
Revisão: não houve
Estréia: Munique, 12 de setembro de 1910 (solistas: Gertrud Förstel, Marta Winternitz-Dorda, Irma Koboth, Otillie Meyzger, Tilly Koenen, Felix Senius, Nicolo Geisse-Winkel, Richard Mayr. Leipzig Riedelverein, Viena Singverein, Coro Infantil da Escola Central de Munique, Orquestra do festival, regência de Mahler)
1a.Publicação: 1911 (Viena, Universal Editions)
Instrumentação:
2 piccolos
4 flautas
4 oboés
Corne-Inglês
Clarinete em Mib
3 clarinetes em Sib e La
Clarone
4 fagotes
Contrafagote
8 trompas
8 trompetes (4 fora do palco)
7 trombones (3 fora do palco)
Tuba
Tímpanos
Triângulo
3 pares de pratos
Bombo
Tam-Tam
Sinos grandes
Glockenspiel
Celesta
Piano
Harmônica
Órgão
2 harpas
Mandolim
Quinteto de cordas (violinos I, II, violas, cellos e baixos com corda C grave)
Soprano I (Magna Peccatrix)
Soprano II (Una poenitentium)
Soprano III (Mater Gloriosa)
Contralto I (Mulier samaritana)
Contralto II (Maria Aegyptiaca)
Tenor (Doctor Marianus)
Barítono (Pater ecstaticus)
Baixo (Pater profundus)
Coro infantil
Coro Misto SCTB I
Coro Misto SCTB II
Duração: aprox. 85-90 minutos
Movimentos:
I- Hymnus: Veni, Creator Spiritus
II- Final scene from Goethe's 'Faust' part II
Texto:
1) 'Veni, creator spiritus', atribuído ao monge medieval Hrabanus Maurus
2) Cena final do Segundo Fausto de Goethe
Programa: É um dos mais interessantes de Mahler, uma sinfonia muito significativa em termos filosóficos e espirituais para o compositor. O primeiro movimento é um hino medieval que evoca o espírito criador, e o segundo movimento é a redenção humana através do Amor cristão, que Mahler achou, muito propriamente, nas palavras de Goethe.
Comentários: O subtítulo 'Dos Mil' foi colocado contra a vontade de Mahler, por razões comerciais, já que sua estréia realmente contava com um contingente instrumental de 1023 músicos. É a única sinfonia de Mahler inteiramente cantada, como uma grande cantata sinfônica, e que transparece um grande otimismo espiritual em seus únicos 2 movimentos. No último, entretanto, há subdivisões que indicam certa ordenação próxima à forma-sonata, ainda que bastante diluída. Somente o primeiro movimento e o final do segundo (o maior de Mahler, de aprox. 50 minutos) contém grandes efeitos de massa dignos da enorme instrumentação exigida, o que lhe valeram severas críticas e também raras execuções, apesar de poder ser executada com metade deste número (na estréia a orquestra e o coro estavam duplicados).Atualmente a Oitava passa, estranhamente, por ser uma sinfonia muito prolixa e de auto-ajuda (!)
SINFONIA No.9
Tonalidade principal: Ré Maior
Composição: 1909-1910
Revisão: não houve
Estréia: Viena, 26 de junho de 1912 (VPO, regência de Bruno Walter)
1a.Publicação: 1912 (Viena, Universal Editions)
Instrumentação:
Piccolo
4 flautas
3 oboés
Corne-Inglês
Clarinete em Mib
3 clarinetes em Lá e Sib
Clarone
3 fagotes
Contrafagote
4 trompas
3 trompetes
3 trombones
Tuba
Tímpanos (2 executantes)
Glockenspiel
3 sinos graves (F#, A e B)
Triângulo
Pratos
Tam-tam
Bombo
Caixa Clara
2 harpas
Quinteto de cordas (violinos I, II, violas, cellos e baixos)
Duração: Aprox. 85 - 90 minutos
Movimentos:
I-Andante comodo - Allegro risoluto - Tempo I
II- Im Tempo eines gemächlichen Ländlers
III- Rondo-Burleske. Allegro Assai. Sehr Trotzig
IV-Adagio
Comentários: última sinfonia completa do mestre, a mais subjetiva e pessoal, de um compositor que, tendo esgotado as formas possíveis dentro de sua razão, vislumbra novos horizontes e outros mundos.A disposição é, segundo observou Deryck Cooke, tomada como modelo da Sinfonia Patética (no.6) de Tchaikovsky, com movimentos externos grandes e lentos, e movimentos internos curtos e rápidos.
SINFONIA No.10 (Inacabada)
Tonalidade principal: Fá sustenido menor (início do 1o. Movimento)
Composição: 1910
Revisão: não houve
Estréia: Adagio e purgatorio: Viena, 14 de outubro de 1924 (VPO, regência de Franz Schalk)Performing Version de Deryck Cooke (c/ Scherzos incompletos): Londres, 19 de dezembro de 1960 (Philharmonia Orchestra, reg. Berthold Goldsmith - transmitido ao vivo pela BBC)
Completa (Deryck Cooke): Londres, 13 de agosto de 1964 (LSO, regência de Goldsmith)1a.Publicação:1924 (Esboços publicados em fac-simile) - Berlim, Paul Szolnay Verlag1951 (Movimentos 1 e 3) - NY, Assoc. Music Publishers1976 (versão final de Deryck Cooke) - NY, Assoc. Music Publishers e Londres, Faber Music
Um comentário:
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