quarta-feira, 30 de maio de 2007

FERNANDEZ, Oscar Lorenzo - Batuque

Faz parte da suite "Reisado do Pastoreio"
Nenhuma obra deste compositor obteve tanto reconhecimento internacional quanto o Batuque (1930), terceira parte da suite Reisado do Pastoreio, o qual mereceu a honra de ser dirigido por Arturo Toscanini, no Rio de Janeiro, embora tenha sido estreado pela Orquestra do Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, sob a regência de Francisco Braga, em 29 de agosto de 1930.
Pelo seu colorido, pelos ritmos repletos de sensualidade e originalidade, a peça é considerada uma das mais envolventes e empolgantes páginas sinfônicas brasileiras. Quem melhor define o Batuque é o professor Luiz Corrêa Azevedo: "Noite alta; do fundo do bosque ouve-se um ritmo surdo de dança. É o batuque selvagem dos negros que, num formidável crescendo, leva ao paroxismo. Inicia-se pelos instrumentos de percussão. Os contrabaixos e demais cordas formam o ambiente rítmico pelo qual as trompas, respondidas pelo trombone, e depois os outros metais, entoam um tema que ampliado ganha toda a orquestra. Passado o clímax, a sonoridade diminui e um novo ritmo em pianíssimo se impõe; sobre esse ritmo, confiado às cordas e à percussão, ouve-se o canto dos trompetes que é respondido pelas trompas e depois outro tema dado pelas madeiras e outro tema grandioso tocado pelos metais. Aos poucos diminui a sonoridade até o pianíssimo que é atingido quando as cordas encontram a forma melódica do desenho inicial. Inicia-se o empolgante crescendo que encerrará a obra com reminiscências de vários temas habilmente combinados."

3 comentários:

Beno Alcocer disse...

Hola,
Mi nombre es Benito Alcocer de México, ¿sabe usted dónde puedo rentar la música de "Batuque" de Oscar L. Fernadez?
Gracias
Mi mail es beno.alcocer@gmail.com

Nuno Miguel Silva disse...

Olá Chamo-me Nuno Miguel Silva.
Descobri o Maestro na internet através de uma intensa pesquisa sobre o magnifica suite "Reisado do Pastoreio", estou farto de procurar e ainda não descobri a sua editora para comprar a suite.Gostava de adquiri-la para fazer uma transcrição para Banda Sinfónica caso não exita feita.
Consultei o seu site por dentro e por fora e adorei saber que existe alguém em divulgar a nossa arte da maneira que o faz, simplesmente explêndida.Os meus sinceros parabéns.Admirei imenso o seu desabafo no site pessoal, é preciso ter coragem, nesse aspecto somos muito parecidos.
Procuro a Editora ou modo de chegar à aquisição da Suite Reisado do Pastoreio e também a Estancia Suite de Alberto Ginastera, será que me pode ajudar?
Acho que vamos ser grandes amigos.

Um grande abraço.
Nuno Miguel Silva

Deixo meus links pessoais:

http://nunomiguelsilva.blogspot.com
http://kompassduo.blogspot.com
http://fusertaginense.blogspot.com
http://smrx.wordpress.com

EMANUEL MARTINEZ disse...

Vcs vão encontrar a partitura e o material na Academia Brasileira de Música que detêm os direitos autorais sobre a edição.