sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Tchaikowsky - Concertstuck para flauta e orquestra de cordas

Existem muitas estórias sobre esta obra, duvidava-se da sua existência, ealguns achavam que era lenda. Foi em 1893 quando Tchaikovsky compôs sua"última grande obra" a Sinfonia nº 6 e, si menor, onde o último movimentoadágio lamentoso é considerado como seu Réquiem, a obra mais tarde foichamada de Sinfonia patética pelo seu irmão Modeste. Em 1893 foi um anomuito prolífico para Tchaikovsky que se apresentou como regente e compositorna Suíça, Alemanha, França e Bélgica e, em junho de 1893, ele recebeu otitulo de Doutor Honoris Causa concedido pela universidade de Cambridge namesma ocasião em que Saint-Saens e Arigo Boito.
Em 20 de junho Tchaikowsky escreveu ao seu amigo, o jornalista LéonceDétroyat (1829-1898), sobre seus futuros planos: "Prezado Leonce, eu fizmuitas promessas de escrever concertos para piano, violino, violoncelo eflauta, para vários concertistas famosos e dois deles em Paris, Taffanel eDiémer" (carta nº3598 a), em 7 de outubro ele falou com seu amigo , ovioloncelista Lulian Poplavski e relatou para ele " Estou com o concertopara flauta na minha cabeça e será para a flauta de Taffanel..." Em 28 deoutubro ele dirige a premiére da Sinfonia Patética , sem grande sucesso, opúblico não havia compreendido a mensagem da obra, e alguns dias mais tarde Tchaikovsky, 6 de novembro de 1893, morre em condições bem misteriosas.Seja qual for o motivo da morte, Piotr teve um funeral grandioso, o dia deseu enterro foi decretado luto oficial na Rússia e mais de 8.000 pessoasacompanharam o cortejo até a sua última morada, o monastério AlexanderNevsky em Saint Petersburg. O Concertstuck ficou esquecido por 106 anos...
Na ocasião de uma conversa com Jean Pierre Rampal em Janeiro de 1998, ele me contou de forma entusiasta sobre o concerto de Tchaikovsky para flauta, que ele mesmo teve a ocasião de tentar ver o manuscrito em um de seus concertos em Leningrado quando ele quase conseguiu, foi completamente vetado o acesso, o qual o deixou furioso "Quando existe uma coisa como essa é pra falar, não para esconder; é ridículo esconder uma descoberta". Rampal me contou que sabia que o "Concerto" estava em Saint Petersburg. Foi aí que comecei minha busca bem discretamente. Seguindo algumas pistas cheguei a uma família em Saint Petersburg que tinha alguns manuscritos do século 19 entre eles um rascunhos de copista desconhecido com o seguinte titulo " Concertstuck dle flet". Perguntei se havia microfilme, ou se podia encomendar um, "NÃO"! resposta tão categórica e cabida, me senti como o interlocutor do Corvo de Edgar Allan Poe, Nunca mais" minhas esperanças iam se esvaindo quando me autorizaram a copiar a mão, mas depois de uma boa negociação estava de posse do manuscrito, não era muito, mas era um começo. Era a oportunidade de ouro!
Eu tinha então alguns compassos, não muitos, mas 20 compassos completos, e uma espaço e mais 14 compassos com o início de uma cadenza para o primeiro movimento, quando acabei de copiar vi que não era muita coisa, mas já era um começo, e quando comecei a virar a página, olhando os rascunhos da Patética, aparentemente uma redução para piano, quando começo a identificar uma parte que não eram da patética, eram do 3th movimento do concertstuck!! 57 compassos, com muitas correções mais incompletas...Quando voltei para minha casa na Finlândia, eu tinha um quebra cabeças paramontar, um trabalho que para mim era de grande responsabilidade. Logo quecomecei a montar a grade com o pouco que eu tinha, descobri que oconcertstuck era a re-elaboração de uma peça na época que Tchaikovsky eraflautista, de 1864, uma introdução e allegro para 2 flautas e cordas. Ficoumais fácil, usei a obra em questão como modelo e montei uma grade com umcerto sucesso!
Em 2000 eu encontrei na Finlândia uma segunda fonte para a parte de flauta,eu encontrei em um particular, partituras para flauta do século 19 vindas daRússia, que havia pertencido a um certo Theodor Wateerstra, antigoflautista em Saint Petersburgo, entre os Ciardi, Kölher, Serov, Alaibiev,haviam também alguns manuscritos e uma parte de flauta com o titulo emCirílico "Concertstuck dle flet" Um allegro Vivace, que era o terceiromovimento , um pouco diferente da parte que eu havia reconstruído, com maisfloreios e variações, então eu só acrescentei e segui a orquestração deorigem. Mas ainda faltava o segundo movimento.
Em setembro de 2000 encontro em Paris em uma casa de partituras usadas naRue de Rome um lote de partituras que haviam pertencido a Georges Barrere,dentre elas estava uma "Chanson sans Paroles" de Tchaikowsky, arranjada porTaffanel para flauta e piano, uma edição Russa, e a parte separada de flautaescrita a mão com o titulo um pouco diferente "Chanson sans paroles pourflute et orchestre a cordes" arrangé par Taffanel, quando bati os olhoslogo vi o segundo movimento que faltava, o quebra cabeças estava completo,procurei seguir o estilo de orquestração utilizado por Tchaikowsky termineia Cadenza que mais tarde, graças ao professor Jonh Wion descobri ser amesma cadenza da " Maid of Orleans" com umas modificações.
Agora após quatro anos de trabalho e revisões e revisões, creio que está nahora do mundo conhecer o concertstuck para flauta, última obra deTchaikovsky. Essa não é a verdade absoluta, é minha verdade, se nos perguntarmos "quid est veritas"? Provavelmente ninguém nunca saberá. Somente Tchaikovsky.
O Concertstuck será publicado pela FALLS HOUSE PRESS nos EUA em 2006. E foi gravado pela Israeli Virtuosi em Fevereiro com James Strausscomo solista, gravação dedicada a memoria de Jean Pierre Rampal.
Eu sou eternamente grato a Jean Pierre Rampal, que me inspirou durante todoo trabalho e estou seguro que onde quer que ele esteja, estará muitocontente com essa nova aquisição para o nosso repertório e que oconcertstuck tenha uma longa vida! James Strauss.

Nenhum comentário: