sexta-feira, 28 de setembro de 2007

VAUGHAN-WILLIAMS, Ralph – Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis

Teve a sua estréia no dia 6 de Setembro de 1910, com a direção a cargo do próprio Vaughan Williams, e representou o primeiro êxito significativo na carreira do compositor.
A fantasia sobre um tema de Thomas Tallis, também conhecida como fantasia de Tallis, foi composto em 1910 para o Three Choirs Festival e foi um dos primeiros sucessos do compositor. Revisou mais tarde o trabalho duas vezes, (1913 e 1919). É uma obra para orquestra de cordas dividida em três seções: orquestra I, uma orquestra típica de cordas e orquestra II, consistindo em uma única obra. O que é impressionante é que Vaughan Williams fez com que a orquestra soasse como um órgão de tubos, é difícil escutar esta obra sem imaginar a acústica de uma igreja.
A estrutura da obra assemelha-se à forma fantasia Elisabetana, embora o tema seja ouvido em sua totalidade três vezes. A maior parte a música é baseada nos motivos ou em fragmentos do tema, com diversas variações. Uma melodia secundária, baseada no original, é ouvida num solo, primeiramente na viola.
O tom original de Tallis é no modo Frígio (escala de mi menor) um dos nove modos do Psalter de 1567.
As palavras originais de Tallis do hino são:
"Why fum'th in fight the Gentiles spite, in fury raging stout?Why tak'th in hand the people fond, vain things to bring about?The Kings arise, the Lords devise, in counsels met thereto,against the Lord with false accord, against His Christ they go."

Nenhum comentário: