sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Tchaikowsky - Sinfonia No. 4

A sinfonia no. 4 foi terminada em 1877. Está dividida em quatro movimentos, dedicada a sua mecenas, madame Nadezhda von Meck. A estréia aconteceu a 10 de fevereiro de 1878. De acordo com uma carta que escreveu à madame von Meck em 1878, “há na verdade um programa em minhas sinfonia, quero dizer, uma possibilidade de se explicar verbalmente o que ela busca expressar, e só à senhora eu posso e desejo indicar-lhe o significado, tanto no conjunto quanto no detalhe. O primeiro movimento representa o fatum (destino); o segundo movimento representa a melancolia que vivenciamos à tarde quando estamos sós, cansados depois de um dia de trabalho; o terceiro não expressa sentimentos definidos; e no quarto movimento se não encontramos nenhum motivo de regozijo em ti mesmo, olha para os outros, caminha entre o povo, vê como ele se diverte entregando-se a sentimentos alegres de forma indiscriminada. È o quadro de uma festa popular religiosa. O fatum é implacável e volta, reaparecendo em suas lembranças... Mas os outros não se importam com ele, eles nem se quer se voltaram para ele. Como são felizes os meus sentimentos, simples e espontâneos. Regozija-te com a alegria dos outros. Sempre se pode viver..." o tema desse final é uma canção russa bem conhecida Uma bétula erguia-se no campo.
Esta sinfonia foi a primeira obra com tema cíclico, com a retomada do primeiro tema, que representa o fatum, em outros movimentos (no segundo e no quarto), repetindo o esquema em suas quinta e sexta sinfonias.
A reação crítica inicial era desfavorável, e a reação da estréia não foi a melhor, deixando Tchaikowsky abalado no entanto a apresentação em S. Petersburgo a 25 de novembro de 1878 teve grande sucesso a tal ponto que o Scherzo foi bisado. È considerada a mais russa de suas sinfonias.
Primeiro movimento: Andante sostenuto – Moderato com anima. Em movimento de valsa. Na introdução encontramos o tema que é a base para toda a obra e que representa o fatum. O segundo movimento: Andantino in modo canzona. A melodia da canzona é apresentado pelo oboé e depois pelo fagote em contraponto às cordas. Na parte central do movimento ouvimos as fanfarras originadas no tema do fatum do primeiro movimento, retornando a primeira parte modificando a orquestração. Terceiro movimento: Scherzo (Pizzicato ostinato) – Allegro. O terceiro movimento não está associado a algum sentimento, pelo menos se olharmos o texto de Tchaikovsky a sua mecenas. São arabescos, imagens livres. Ouvimos uma pequena melodia coletada na rua, depois uma parada militar que passa ao longe. Com a forma A-B-A, o Scherzo destaca-se por sua instrumentação notável: o “A” é tocado pelas cordas em pizzicato, o “B” contrastante com a parte anterior onde se ouve o tema da canzona apresentado pelas madeiras, e o tema da parada militar apresentada pelos metais, concluindo com a idéia inicial de “A”. Quarto movimento: Allegro com fuoco. È o quadro de uma grande festa popular, com a volta implacável do fatum, mostrando as suas lembranças. O tema desse final é uma canção popular russa bem conhecida Uma bétula erguia-se no campo.

Nenhum comentário: