Concerto para trompete em la maior é datado de 1950. É composto por três movimentos: Andante-andante; Allegro Andante - Allegro enérgico; Meno mosso e Tempo I.
As características melódicas e rítmicas da música popular Armênia estão presentes neste trabalho e nas demais obras de Arutunian, expressando como compositor sua nacionalidade, incorporando o sabor da improvisação do ashughner – melodia popular.
Seu estilo composicional é similar ao de Khachaturian. Entretanto, nos anos de 1960 tendeu para as fórmulas clássicas de uma tonalidade dissolvida. O concerto da trompete é sua sexta composição. A obra é dedicada ao renomado trompetista russo Timofei Dokschitzer, que escreveu a cadência para este concerto. É uma obra cheia de vitalidade rica de um lirismo e texturas harmônicas características do leste europeu misturada à influencia jazzista, adquirida quando de sua passagem pelos EUA.
As características melódicas e rítmicas da música popular Armênia estão presentes neste trabalho e nas demais obras de Arutunian, expressando como compositor sua nacionalidade, incorporando o sabor da improvisação do ashughner – melodia popular.
Seu estilo composicional é similar ao de Khachaturian. Entretanto, nos anos de 1960 tendeu para as fórmulas clássicas de uma tonalidade dissolvida. O concerto da trompete é sua sexta composição. A obra é dedicada ao renomado trompetista russo Timofei Dokschitzer, que escreveu a cadência para este concerto. É uma obra cheia de vitalidade rica de um lirismo e texturas harmônicas características do leste europeu misturada à influencia jazzista, adquirida quando de sua passagem pelos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário