quarta-feira, 30 de maio de 2007

BRITTEN, Benjamin - Guia dos Jovens para Orquestra, Op. 34 (Variações e Fuga sobre um tema de Purcell)

Em 1945, imediatamente depois da estréia de sua ópera Peter Grimes, Britten o primeiro ministro britânico perguntou a Britten de seu interesse em escrever uma obra para um filme educativo, que se chamaria Instruments of the Orchestra (Instrumentos da orquestra), com o objetivo de familiarizar as pessoas das principais características dos diversos instrumentos e famílias de instrumentos da orquestra moderna, que teve a narrativa escrita por seu libretista Eric Crozier.
Depois deste convite Britten dedicou-se a este trabalho, seguindo a fórmula de tema e variações. Purcell foi o principal compositor do barroco inglês, e foi dele que Britten emprestou o tema de um de seu Rondeau composto em 1695 para uma peça de Aphra Behn chamada Abdelazer, ou The Moor's Revenge (A vingança de Moor).
A première da obra em concerto foi apresentada pela orquestra Filarmônica de Liverpool sob a regência de Sir Malcolm Sargent a 15 de outubro de 1946, com grande sucesso.
É uma composição musical de Benjamin Britten escrita em 1945 com o subtítulo "variação e fugue sobre um tema de Purcell". O trabalho é considerado como uma das obras mais importantes do compositor, e é uma das três obras utilizadas popularmente como introdução ao ensino dos instrumentos musicais, destinado a crianças e jovens, junto com as obras de Saint-Saëns - O carnaval dos animais e Pedro e o lobo de Prokofiev. Este trabalho, em próprias palavras do compositor: “é dedicado às crianças de John e de Jean Maud: Humphrey, Pamela, Caroline e Virgínia, para sua edificação e entretenimento.”
A obra está baseado em um tema de Abdelazer escrito por Henry Purcell, e escrito para orquestra, apresentado integralmente no início e depois apresentado em seções individuais: primeiro pelas madeiras, metais e depois pelas cordas, finalizando com os instrumentos de percussão. Após esta introdução as famílias diferentes da orquestra repetirão o tema, apresentando instrumento por instrumento de forma individual. Embora comece com o flautim e as flautas, a estrutura harmônica subjacente é mantida pela harpa e pelas cordas. Cada membro da família das madeiras é apresentada um a um, destacando o som original de cada instrumento. Este formato é copiado pelas cordas e então pelos instrumentos de metal e por último pela percussão, apresentando suas variações individuais. Depois a orquestra retoma o tema que está escrito na forma da fuga com o tema original, iniciando com o flautim, seguido por todos as madeiras, cordas, metais e percussão. Uma vez que todos se apresentam há uma reapresentação da melodia original de Purcell enquanto que o tema da fuga chegue ao seu final em um grande fortississimo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ando à procura do acompanhamento da peça Curtain Call de Britten gravado em CD.
Onde posso encontrar?

Carla