terça-feira, 22 de maio de 2007

BRAHMS, Johannes - Nänie - Op. 82

Concluída em 1831, esta partitura é um lamento fúnebre, cuja concisão e concentrada expressão constituem uma mostra de maturidade criativa do compositor. A fonte de inspiração da obra foi um poema de Schiller, cujo tema gira ao redor da fragilidade da beleza que sempre se acha à mercê da morte.
A obra se inicia com uma seção introdutória a cargo da orquestra em um sereno ré maior; os instrumentos de madeira dão à música um caráter de austera seriedade, que se manterá ao longo de toda a composição. O coro toma o tema principal e o desenvolvimento numa passagem polifônica.
Entre os méritos da partitura, merece destaque a grande riqueza de timbres com que são expostos os diversos episódios relacionados com o tema central, tais como o não regresso à vida de Eurídice e as mortes de Adônis e Aquiles. O fragmento alusivo à resignação da dor de Tétis, mãe de Aquiles, dá origem a uma seção intermediária da qual se volta ao tema musical e tonalidade iniciais, até derivar numa coda cuja placidez se vê acentuada por suaves intervenções da harpa.

Nenhum comentário: