quarta-feira, 9 de maio de 2007

BERNSTEIN, Leonard - West Side Story

Foi escrito em 1957, mas a primeira idéia foi sugerida a Bernstein em 1949, depois de analisar a idéia, incumbiu Stephen Sondheim de escrever os poemas. Por muitos motivos só em agosto de 1957 a obra foi apresentada, depois de sofrer inúmeras correções e modificações. A sua estréia foi um sucesso fantástico que sua primeira apresentação desencadeou um série de apresentações que beirou as 750 apresentações. Foi considerado um dos musicais mais interessantes já escritos, obtendo sucesso imediato não só nos EUA, mas também em toda a Europa depois de uma exibição em Londres. Foi considerado o maior sucesso da música pré Beatles, obtendo sucesso popular semelhante.
Foi considerado o melhor musical original e um dos mais vendidos da Broadway. Bernstein considerava-o uma ópera, ballet, mas não tanto como musical.
Bernstein, fez uma síntese sinfônica dos principais movimentos do musical, obra esta que é executada em todo o mundo com grande sucesso.
Embora a música não possa falar com a mesma intensidade da emoção da voz, as danças sinfônicas apresentam a essência da música para uma atuação em concerto.
O título sugere a rivalidade entre duas gangues de rua, o Jets e os Sharks, apresentados através do excitamento dos aspectos da dança, melhor que os aspectos líricos expressos no texto, onde são explorados ritmos latinos e o jazz americano.
1. Prólogo: mostra a rivalidade entre as gangues dos Jets e dos Tubarões;
2. Somewhere: é uma canção que sonha com um lugar melhor para o amor e a amizade;
4. Mambo: dança latina, representando a dança rival dançada na escola Gym;
5. Cha-cha: dança latina que mostra o encontro de dois amores;
7. Cool: os Jets antecipam uma luta;
8. Rumble: a luta, com resultados fatais. São danças de gangues de rua, estas representadas através do movimento frenético da musica, onde se prevê a tragédia final com manifestações de selvageria;
9. Finale: a tragédia.
MOVIMENTOS
Prologue
Jet Song
Something's Coming
The Dance At The Gym
Maria
Tonight
America
Cool
One Hand, One Heart
Tonight (Quintet And Chorus)
The Rumble
I Feel Pretty
Somewhere (Ballet)
Gee, Officer Krupke
A Boy Like That / I Have A Love
Finale
Prologue (Allegro Moderato)
Somewhere (Adagio)
Scherzo (Vivace Leggiero)
Mambo (Meno Presto)
Cha-Cha (Andantino Con Grazia)
Meeting Scene (Meno Mosso)
Cool Fugue (Allegretto)
Rumble (Molto Allegro)
Finale (Adagio)

Nenhum comentário: