terça-feira, 22 de maio de 2007

BRAHMS, Johannes - Sinfonia No. 1 em do menor, Opus 68

Estruturalmente Brahms era um tradicionalista que utilizava formulas e estruturas já conhecidas da era clássica. A sonoridade de sua música é resultado de seu contraponto e das estruturas densas das melodias que dão forma à base de seu estilo. Brahms estudou a música dos mestres barrocos para aperfeiçoar sua técnica contrapontística. Sua linha melódica é sempre bem construída e freqüentemente profunda na sua concepção.
Brahms recebia muita pressão de seus amigos para que escrevesse uma sinfonia e ele sempre tentava esquivar-se desta obrigação, em outubro de 1871, Brahms escreveu o seguinte em uma carta a Hermann Levi. "Eu nunca escreverei uma sinfonia! Você não tem idéia como me sinto quando vejo continuamente atrás de mim um grande gigante". Com este pensamento, Brahms abriu a janela da agonia pessoal ao sentir a grande responsabilidade de ser o herdeiro sinfônico de Beethoven. Outros motivos possíveis para Brahms atrasar o início da escrita de uma sinfonia pode ter sido também o seu desempenho na música de câmara em Viena.
Já em 1 de setembro de 1868, Brahms escreveu a Clara Schumann com algumas anotações da trompa do quarto movimento de sua primeira sinfonia.
Brahms escreveu quatro sinfonias em nove anos, cronologicamente assim agrupadas: duas entre 1876 e 1877 e duas entre 1883 e 1885. A primeira sinfonia foi escrita quando Brahms estava com 40 anos, já com uma certa maturidade. Brahms é considerado herdeiro de Beethoven nesta forma sinfônica e isto é tão marcante que se notam evidencias destas influências, especialmente na primeira sinfonia. No entanto as sinfonias de Brahms diferem-se das de Beethoven, no que tange à forma, visto que ele não se utiliza do Scherzo, utilizado por Beethoven. Ainda comparativamente a Beethoven, o segundo movimento - lento - permanece imutável neste lugar, sendo que na maior parte dos compositores românticos esse movimento passa a integrar o terceiro movimento.
Quanto à formar cíclica, Brahms é bem discreto, ele não se utiliza de forma clara deste recurso, mas em uma breve avaliação de suas sinfonias, nota-se a utilização de motivos ou células que são extraídos dos principais temas.
A primeira sinfonia possui quatro movimentos: 1. Un poco sostenuto – Allegro, onde emprega a estrutura da forma sonata. A introdução só foi anexada após a conclusão da sinfonia. O discurso musical surge imediatamente desde o início, de forma compacta apresenta com o apoio rítmico dos tímpanos, sendo concluindo por duas frases apresentadas pelo oboé e pelo violoncello. Depois dessa breve introdução surge realmente a exposição do primeiro movimento. São três temas que se desenvolvem culminando com a Coda exposto no meno allegro, que recorda a introdução, concluindo em modo maior; 2. Andante sostenuto, utilizando o esquema formal A – B – A’ com Coda. Nos anos de 1876 e 1877, este movimento apareceu nos rascunhos de Brahms como um Rondo, passando depois de uma reavaliação a possuir a estrutura que possui hoje. O segundo movimento, como era usual na música de Beethoven, é um movimento lento, considerado uma das mais belas páginas escritas por Brahms e funciona como um repouso proveniente do esforço do primeiro movimnto; 3. Un poco Allegretto e grazioso, utiliza-se do mesmo esquema do movimento anterior. Este movimento é inteiramente ligado ao movimento seguinte; 4. Adagio - Piu andante - Allegro non troppo, ma con brio - Piu Allegro. Este movimento é moldado de maneira incompleta na estrutura da forma sonata, por estar faltando o desenvolvimento da estrutura. Um tema heróico é ouvido pela trompa que é reapresentado em seguida em forma de um coral pelas cordas e sopros, dando uma aura religiosa e consolidando o movimento ao tom principal. A Coda final inicia-se no Più Allegro, dominada por um ostinato formado pelas três notas que integram o tema do coral à maneira de Beethoven.
A primeira sinfonia foi apresentada em Karlsruhe a 4 de novembro de 1876, sob a regência de Felix Otto Dessoff. Um mês e meio mais tarde a apresentação foi em Viena e recebida pela crítica com grande entusiasmo. A escrita desta sinfonia durou em torno de vinte anos. Iniciada em 1854 e concluída em 1876.

Nenhum comentário: