Por volta do século XVI os ritmos de dança em voga entraram no repertório instrumental, ritmos estes que não ram usados com muita freqüência em conjuntos orquestrais, passando assim a desenvolver e ampliar esses elementos. O grande responsável por este desenvolvimento foi Johann Jakob Froberger (1616-1667). Bach, partindo desse princípio realizou inúmeras compilações neste gênero. Existem as de violino, violoncello e ainda as de cravo, como as suítes francesas e as inglesas, assim como as partitas alemãs. Bach compilou quatro suítes para orquestra cuja cronologia não é exata nem muito bem conhecida, no entanto esse gosto pela suíte surgiu a partir do momento que ele se estabeleceu em Coethen. No entanto, Bach, originalmente não chamou as suítes orquestrais com esse nome e sim de Ouvertures, referindo-se assim ao primeiro movimento do conjunto de suítes. Esta forma de abertura, é a chamada abertura francesa, formada por três momentos de movimentos diferentes: lento – allegro – lento, forma esta introduzida por Lully (1632-1687), sendo seguido por uma sucessão de danças, variáveis em cada suíte. Na mesma época, Telemann (1681-1767) também se utilizou da suíte chamando-a de abertura.Esta suíte é a mais célebre de todas as suíte, pela pujança e popularidade da “Ária” que integra o segundo movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário