quarta-feira, 20 de junho de 2007

MOZART, W. A. - Exsultate Jubilate - KV 165 (158a)

É um moteto. O moteto, de origem incerta, mas os primeiros que se tem notícia datam do séc. XIII. Originalmente é uma composição vocal originada da clausula por adição de palavras aos melismas da segunda voz, que passou por isso a se chamar de motetus e eventualmente a uma terceira voz que foi chamada de triplum.
A linha melódica do moteto é praticamente silábica. É uma obra para vozes “a cappella” sobre um texto latino de caráter religioso. Os principais motetos são datados do século XVI, pertencentes á chamada polifonia vocal. O moteto, deste período é formado por uma sucessão de episódios que correspondem à formação do texto, não estando vinculado a qualquer limitação formal, ou estrutura pré-estabelecida.
Mozart designou duas de suas obras com este nome - moteto: o Ave Verum, obra para coro, órgão e orquestra de cordas e o Exsultate Jubilate. Ambas, são exceções dentro do gênero musical do moteto.
Esta obra de Mozart, por suas dificuldades e exuberantes coloraturas do Alleluja e por sua extensão, pode ser considerada um concerto para a voz de soprano coloratura e orquestra, dividido em quatro partes que representam três movimentos:
1. Exsultate, jubilate. Allegro
2. Fulget amica dies. Recitativo
3. Tu virginum corona. Andante
4. Alleluija. Allegro
Foi escrita em Milão, em janeiro de 1773 e é dedicada ao castrati Venanzio Rauzzini (1746-1810).

Nenhum comentário: