terça-feira, 19 de junho de 2007

MENDELSSOHN-BARTHOLDY, Felix - Sinfonia No. 4 em la maior - Italiana

Foi completada em 1833, depois de 3 árduos anos de trabalho. Seus esboço remonta os anos 1830, época em que o compositor passava algum tempo em Roma. Mendelssohnn via na Itália um país onde havia muita felicidade.
A Obra foi encomendada pela Sociedade Filarmônica de Londres que a estreou a 13 de maio de 1833.
Dotado de excepcional talento natural, Mendelssohn era já um compositor com total domínio da sua arte na época em que compôs o seu Octeto de Cordas, aos 16 anos. Aos 20, prestou um inestimável serviço à Humanidade, fazendo ressurgir do esquecimento a obra de Bach, depois de 100 anos de esquecimento.
Mendelssohn viria a morrer em Leipzig, cidade em que também Bach tinha terminado a sua vida. Morreu em 1847, com apenas 38 anos, este alemão de Hamburgo que foi rigorosamente contemporâneo de Chopin, Schumann, Liszt, Wagner e Verdi (os seis nasceram num lapso de apenas 6 anos) mas cuja música era mais tradicionalmente clássica do que a daqueles seus contemporâneos.
O grande público conhecerá talvez melhor a Marcha Nupcial, extraída de uma das principais obras de Mendelssohn – Sonho de Uma Noite de Verão.
A obra possui quatro movimentos:
O primeiro - Allegro - possui um caráter saltitante provocado por seu compasso binário composto (6/8), cujo tema se ouve primeiramente pelos primeiros violinos, antes que os sopros e depois toda a orquestra o apresentem.
Um novo motivo, mais tranquilo, é apresentado em piano. O terceiro tema aparece depois do desenvolvimento dos dois primeiros temas, que possui um carater mais rítmico que os anteriores. Logo em seguida ouve-se a re-exposição com ligeira aceleração do tempo, encerrando o movimento sobre alguns acordes.
O segundo movimento - Andante - possui um primeiro tema em forma de balada cantada pelos oboé, fagote e viola. Um segundo tema surge numa tonalidade maior, concluindo o movimento no clima de balada.
O terceiro movimento - con moto moderato - é um Scherzo em 3/4. As trompas com curtos toques introduzem o Trio.
O quarto movimento - Presto - Possui a forma de um Saltarello (dança napolitana) de um efeito rítmico e obstinado.

Nenhum comentário: