terça-feira, 19 de junho de 2007

MENDELSSOHN-BARTHOLDY, Felix - Sinfonia No. 3 em la menor - escocesa

Os esboços desta sinfonia começaram a surgir em 1829, quando o compositor estava de férias na Escócia, mas a partitura só se concluiu 10 anos mais tarde, em 1842. "Esta sinfonia me foge das mãos,mesmo quando julgo a tê-la em minhas mãos", são palavras de Mendelssohn mostrando a dificuldade que teve em terminar a obra.
estreou a 3 de março de 1842 na Gewandhaus de Leipzig, mas só obteve grande sucesso com a Orquestra Filarmonica de Londres a 13 de junho de 1943, com a presença da jovem rainha Vitória a quem ele dedicou esta obra.
A partitura é rica das histórias e lendas das Highlands, ricas nas sonoridades emitidas pelas gaitas de foles. Utiliza-se de temas folcloricos populares nos primeiros movimentos.
É escrita em quatro movimentos:
O primeiro movimento - Introdução e Allegro un poco agitato. Inicia-se com uma introdução lenta, cantados pelos oboés, clarinetes, fagotes e trompas, numas linha melodica que nos reporta a uma balada. Segue um Allegro agitato muito denso com as cordas em pianissimo. O segundo motivo aparece em legato com um carater lírico. Segue-se um amplo desenvolvimento, repleto de cromatismos, que prepara uma breve recapitulação, levando ao seu final, que serve como introdução para o segundo movimento.
O segundo movimento - Vivace - è um Scherzo em duas partes com temas dançantes: a primeira parte é um alegre Pibroch, ária de gaita de foles sobre um motivo pentatônico, que na partitura é substituido pelo clarinete acompanhado pelas cordas em staccato.
O terceiro movimento - Adagio. Os violinos cantam longamente seguindo-se um contratema com uma sonoridade mais sombria, uma espécie de marcha fúnebre.
O quarto movimento - Allegro e Finale - é vigoroso e rítmico, apresentado pelos violinos, tendo como apoio harmônico as trompas e fagotes, com um carater popular. O segundo tema aparece num allegro maestoso que é apresentado pelas madeiras. A obra termina em forma de coral sustentado pelas trompas, alguns associando esta passagem à coroação da rainha Vitória,mas nada de concreto pode se saber sobre isso.
Outra obra de Mendelssohn faz alusão à Escócia - As Hebridas

Nenhum comentário: