quarta-feira, 20 de junho de 2007

MOZART, W. A. - La Clemenza de Tito

Antecedentes históricos
Titus Flavius Vespasianus (o Tito da ópera) foi um dos imperadores mais populares de Roma. Seu pai era Vespasiano, um general que tomou o poder durante o caótico “ano dos quatro imperadores”, estabelecendo ordem e estabilidade, e fundando a Dinastia Flaviana. Antes de sua ascensão ao trono, Vespasiano foi enviado pelo então imperador Nero para oprimir uma revolta judaica em Jerusalém. Seu filho, Titus, um experiente comandante militar, ajudou no empenho (tempos depois, Titus acabou com a insurreição e queimou o tempo de Jerusalém). Durante esta época, Titus conheceu e apaixonou-se pela princesa judaica Berenice. Ela era dez anos mais velha que ele, já havia sido casada três vezes anteriormente, e tinha a reputação de ter uma relação incestuosa com seu irmão, o Rei Agripas II. Berenice viajou para Roma e mudou-se para o palácio imperial com Titus. O romance, porém, era malvisto pelo público; muitos romanos tinham medo que ele viesse a se tornar uma segunda Cleópatra. Algum tempo depois, Titus cederia à pressão pública e enviaria Berenice de volta à Jerusalém. Séculos depois, sua decisão de deixá-la foi celebrada em dramas e libretos neoclássicos, incluindo peças de Racine e Corneille. No seu curto reinado de dois anos, Titus presenciou a erupção do Monte Vesúvio e a abertura do Coliseu com seus jogos extravagantes. Depois de uma morte prematura, Titus foi relembrado por sua generosidade e justiça.
Antecedentes da Ópera
La Clemenza di Tito foi escrita em 1791, o último ano da vida de Mozart. O ano já tinha sido corriqueiro e difícil para o compositor: ele também estava trabalhando em Die Zauberflöte (A Flauta Mágica, concluída no mesmo mês que La Clemenza), estava gravemente doente, e tinha recebido uma comissão para compor um réquiem de um estranho vestido num manto cinzento. Mozart ficou obcecado pelo homem misterioso. Ele estava convencido de que o estranho era um augúrio de morte e que ele estava escrevendo seu próprio réquiem. Pouco depois deste encontro, Mozart recebeu um pedido para escrever uma nova ópera para celebrar a coroação do imperador romano Leopoldo II como Rei da Boêmia. A coroação ocorreria em Praga, onde a ópera Don Giovanni tinha sido um sucesso alguns ano antes. O libreto escolhido, La Clemenza di Tito de Metastasio, tinha cinqüenta anos e já havia sido musicado por dúzias de compositores. O libreto elogiava a bondade e nobreza de Tito e com ele todos os monarcas. Talvez não tenha sido acidente o fato que este libreto foi escolhido para marcar a coroação do imperador Leopoldo numa época em que a Revolução Francesa — que havia iniciado em 1789 — estava desestabilizando monarquias em todo o continente europeu. O estilo opera séria, apesar de ainda apropriado para festividades formais do Estado, já era antiquado para aquele tempo. Mozart tentou modernizar o libreto antes de começar seu trabalho. Ele pediu ao libretista Mazzolà que fizesse mudanças no texto de Metastasio, condensando os três atos originais em dois, eliminando quinze árias e acrescentando duetos, trios, agrupamentos e coros. A data da coroação estava muito próxima, então La Clemenza di Tito teve que ser composta em apenas algumas semanas. Precisando economizar tempo, Mozart delegou a seu pupilo, Süssmayr, a composição do recitativo da ópera. A corte do imperador não valorou La Clemenza di Tito. Mas imediatamente após a morte de Mozart e nos anos que se seguiram, a ópera se tornou uma das mais freqüentemente apresentadas. Quando a opera séria saiu de moda, o trabalho caiu no anonimato. A segunda metade do século XX contudo trouxe um interesse renovado nas óperas mais negligenciadas do compositor e hoje La Clemenza di Tito é novamente parte do repertório operístico internacional.
Personagens
Tito (tenor) – Imperador de Roma. Benévolo e misericordioso, ele é capaz de perdoar até mesmo àqueles que conspiram contra ele.
Vitélia (soprano) – Filha de Aulus Vitellius, o ex-imperador de Roma. Ela deseja casar-se com Tito e tornar-se imperatriz, mas os planos dele em casar-se com outras mulheres a leva a planejar seu assassinato.
Servília (soprano) – Irmã de Sesto. Ela está apaixonada por Ânnio.
Sesto (meio-soprano) – É amigo de Tito e está apaixonado por Vitélia.
Ânnio (meio-soprano) – É amigo próximo de Sesto e está apaixonado por Servília.
Públio (baixo) – Capitão da Guarda. Ele tem um coração de pedra e está decidido a levar à justiça qualquer um que possa ameaçar o imperador.
Sinopse
Titus Flavius Sabinus Vespasianis (Tito) sucedeu seu pai, o imperador Vespasiano, em 79 D.C. Antes de tomar o trono, muitos temiam que Tito fosse governar com mão de ferro; contudo ele acabou mostrando-se um imperador “clemente”: compassivo, preocupado e benquisto por seus súditos.
ATO I.
Vitélia, filha do destituído Imperador Vitellius, quer o assassinato do atual Imperador Tito já que ele não a corresponde em seu amor, escolhendo em lugar dela, a princesa Berenice para sua esposa. Vitélia esperar usar seu admirador Sesto como assassino. Mas quando ela pede a Sesto que mate Tito, ele hesita, relutante em cometer tão grave crime. Vitélia ameaça substituir Sesto por um pretendente mais digno se ele se negar a ajudá-la.
Annio, amigo de Sesto, vem buscá-lo para uma audiência com o Imperador. Ele revela que, afinal de contas, Tito decidiu que não se casará com Berenice. Escutando a novidade, Vitélia compreende que ela ainda tem chances de tornar-se a imperatriz e pede a Sesto que esqueça a estória do assassinato. Ânnio, que deseja casar com Servília, irmã de Sesto, pede a seu amigo que solicite permissão do imperador para o matrimônio. Sesto diz que ele terá prazer em fazê-lo.
Numa praça em frente ao Capitólio (templo de Júpiter em Roma), a massa saúda Tito e oferece presentes. Tito declara que ele irá utilizar os presentes para ajudar os sobreviventes de uma recente erupção do Vesúvio em Pompéia. A multidão sai. Deixado à sós com Sesto e Ânnio, Tito expressa o desejo de casar-se com a irmã de Sesto, Servília. Ânnio fica desanimado, mas é o primeiro a dizer à Tito que ele bendiz a união. Tito declara que, algum dia, Sesto terá um lugar no trono. Os dois saem, deixando Ânnio para trás. Servília entra e Ânnio conta-lhe a novidade. Eles conversam sobre os sentimentos que compartem um pelo outro e Servília assegura Ânnio que ele sempre será seu verdadeiro amor.
Públio, comandante da Guarda Pretoriana, apresenta à Tito uma lista de todos àqueles que se expressaram contra imperadores no passado. Tito censura a investigação, dizendo que se há verdade na crítica alheia, então ele está grato, e se os comentários são imprudentes, ele tem pena dos que o fizeram. Servília interrompe a discussão para implorar uma audiência com Tito. Ela confessa seus sentimentos por Ânnio. Tito, inspirado por sua bravura, diz-lhe que ela é livre para casar-se com Ânnio. Enquanto sai, ele encoraja Servília a deixar que sua honestidade se torne inspiração para outras pessoas.
Vitélia chega e Servília lhe conta que talvez ela seja a próxima escolhida de Tito. Vitélia porém fica enfurecida de ciúmes, colocada em segundo plano por Tito duas vezes em favor de outras mulheres. Ela roga à Sesto que prossiga com o assassinato de Tito, reprimindo-o e chamando-o de covarde por já não tê-lo feito (mesmo apesar de seu pedido anterior de que ele não o assassinasse). Relutante, Sesto parte para assassinar Tito, amaldiçoando os deuses por ter dado tal poder à beleza. Pouco depois que Sesto sai, Públio e Ânnio chegam e informam Vitélia que Tito a escolheu para ser sua imperatriz. Caindo na real, ela chama por Sesto na esperança de pará-lo, mas ele já está fora do alcance da voz.
Ela roga à Sesto que prossiga com o assassinato de Tito, reprimindo-o e chamando-o de covarde por já não tê-lo feito (mesmo apesar de seu pedido anterior de que ele não o assassinasse). Relutante, Sesto parte para assassinar Tito, amaldiçoando os deuses por ter dado tal poder à beleza. Pouco depois que Sesto sai, Públio e Ânnio chegam e informam Vitélia que Tito a escolheu para ser sua imperatriz. Caindo na real, ela chama por Sesto na esperança de pará-lo, mas ele já está fora do alcance da voz.
Em frente ao Capitólio, Sesto que colocou fogo no prédio, fica carregado com tremenda culpa. Vendo Ânnio, Servília, Públio e Vitélia aproximando-se, Sesto rapidamente adentra o Capitólio com sua espada pretendendo matar Tito pessoalmente. Quando ele reaparece, ele anuncia que um homem horrível assassinou Tito. Ele está prestes à confessar que ele é este homem, mas Vitélia o silencia.
ATO II.
No palácio , Ânnio conta à Sesto que o imperador sobreviveu o atentado. Sesto confessa à Ânnio seu papel no crime, dizendo que ele planeja fugir do país e nunca mais retornar. Ânnio encoraja Sesto a dizer a verdade, sugerindo que todos os seus anteriores atos de lealdade somados a seu óbvio arrependimento podem ainda valer a piedade de Tito. Ânnio sai. Vitélia, que teme que Sesto venha a revelar seu papel no plano de assassinato, aconselha-o que fuja. Públio entra e exige a espada de Sesto. Ele revela que o homem que Sesto esfaqueou era Lentulo, um cúmplice na conspiração. Sesto deve ser levado ao Senado para um interrogatório.

Num grande salão para audiências públicas, a multidão dá graças pela salvação de Tito. Hoje é o dia dos jogos no Coliseu e Públio aconselha Tito à estar presente. Tito diz que ele se sentiria mais feliz em saber o destino de Sesto primeiro. Públio entrega ao imperador uma folha de papel contendo a confissão de Sesto e a pena de morte outorgada pelo Senado. Tudo o que o documento precisa é da assinatura de Tito para que a sentença seja carregada. Ignorando os pedidos de Ânnio por clemência, Tito encoleriza-se pela traição de Sesto. Ele fica à beira de assinar o documento sentenciador, mas dá-se conta de que necessita escutar de Sesto pessoalmente antes de mandá-lo à sua morte.

Sesto entra e Tito dispensa Públio e seus guardas para que ele possa conversar à sós com seu velho amigo. Desprendendo-se de qualquer formalidade, ele pergunta a Sesto quais foram seus motivos. Escondendo o envolvimento de Vitélia na conspiração, Sesto declara que uma fraqueza em seu caráter o levou a tentar o assassinato. Tito pede mais informações, porém Sesto firmemente nega-se a revelar seus motivos. Ofendido, Tito exige que o levem embora.
A sós, enquanto pondera sobre o destino de Sesto, Tito compreende que ele ainda sente piedade e o respeita apesar de tudo o que fez. Ele luta com sua consciência, sem saber se assina ou não a ordem condenando seu velho amigo à morte. Finalmente Tito assina o papel, mas logo compreende que não é de sua natureza condenar um amigo tendo o poder para perdoá-lo. Ele quer que a história lembre-se dele como um líder misericordioso ao invés de cruel. Tito rasga o documento, dizendo aos deuses que se um coração cruel é requisito para governar um império, ele é incapaz de governar. Ele pede à Públio que entre e diz-lhe que o destino de Sesto será decidido na arena.
Depois que Tito sai, Vitélia encontra Públio e diz que deseja ver o imperador. Servília e Ânnio entram e pedem a ela que poupe Sesto, assinalando que ao tornar-se a imperatriz de Tito no por-de-sol, ela terá o poder para fazê-lo. Vitélia, surpreendida pelo fato do imperador ainda querer casá-la, entende que Sesto está sacrificando sua vida por ela. Servília implora outra vez para que ela salve Sesto, mas Vitélia pede para ser deixada à sós. Censurando Vitélia por sua inércia, Servília sai, levando Ânnio consigo. Sozinha, Vitélia decide que se viesse a tornar-se imperatriz de Tito, ela nunca poderia viver com o conhecimento de que Sesto morreu por sua causa. Ele sempre viveria com medo de que algum dia seu envolvimento na conspiração pudesse ser revelado. Ele se apressa à arena para confessar seu crime para Tito.
Os conspiradores são levados à arena, onde eles serão atirados à feras selvagens. Tito pede para ver Sesto uma última vez. É então que aparece Vitélia e confessa que ela foi a autora do plano de assassinato. Traído uma vez mais, desta vez por sua futura esposa, Tito decide ser forte, crendo que sua misericórdia sobreviverá mais que a traição alheia. Ele perdoa todos os três conspiradores, dizendo que sob seus olhos o arrependimento verdadeiro vale muito mais do que a fidelidade constante. A ópera termina enquanto os súditos de Tito o glorificam.

Nenhum comentário: