quarta-feira, 20 de junho de 2007

MOZART, W. A. - SINFONIA 40 - em Sol menor - KV 550

Das 16 sinfonias escritas entre 1773 e 1788, esta é a única sinfonia em tom menor. Existem originalmente duas versões, uma de 25 de julho de 1788, escrita para 1 Flauta, 2 Oboés, 2 Fagotes, 2 Trompas e Cordas (I e II Violinos, 2 Violas, Violoncello e Contrabaixo)



Já a segunda versão a orquestração é acrescida de dois Clarinetes: 1 Flauta, 2 Oboés, 2 Clarinetes, 2 Fagotes, 2 Trompas e Cordas (I e II Violinos, Viola, Violoncello e Contrabaixo). Esta é a versão mais executada e foi escrita entre 1788 e 1791 em Viena.




O primeiro movimento: Molto Allegro, em Sol menor, no compasso binário de 2/2. As Violas em um desenho rítmico desenvolvido sobre colcheias acompanham o tema apresentado pelos Violinos.


O segundo tema (compasso 44) é tripartido, sendo que a primeira parte é apresentado pelas cordas, após compasso de pausa geral para toda a orquestra, e a continuação, apenas um compasso, é apresentado pelos Clarinetes e Fagote, voltando a apresentação temática para as cordas.



O Desenvolvimento inicia-se após sinal de repetição quando se ouve dois acordes bruscos, dando lugar a uma passagem em p iniciada pela Flauta, Oboé e Fagote.




Todo este desenvolvimento aparece sobre o principal motivo do primeiro tema, aí Mozart diverte-se ao seu modo, modulando e invertendo este motivo ao belo prazer de sua genialidade. A reexposição (compasso 164) surge depois de uma transição dos sopros (compasso 160) com elementos novos. A abordagem do segunda tema aparece na tonalidade de Sol menor.




O primeiro movimento conclui com uma pequena Coda baseada sobre o tema inicial.




O segundo movimento: Andante está na tonalidade de MIb MAIOR no compasso 6/8. A maior parte dos movimentos lentos de Mozart são estruturados sobre Cantilenas, o que não é o caso deste movimento que é baseado num pequeno motivo. O movimento inicia-se com uma pequena introdução imitativa nas Violas e II Violinos, passando o tema ao I Violino, tendo seu germe melódico baseado na passagem dos instrumentos graves.





O segundo tema surge repentinamente (compasso 20) da tonalidade de SIb MAIOR, de um f seguido de um motivo incrustado por fusas, logo retomado pela Flauta, seguindo-se um longo diálogo do motivo por toda a orquestra.




Após o sinal de repetição Mozart expõe os elementos rítmicos e melódicos de ambos os temas.




As cordas retomam a forma original da exposição do primeiro tema a partir do compasso 75 passando por um constante movimento cromático modulatório até à conclusão do movimento.




O terceiro movimento: Menuetto - Allegretto, na tonalidade de Sol menor em compasso ternário simples. O tema aparece de forma vigorosa e enérgica desde o começo do movimento,



seguido de um bem humorado Trio. As cordas são as primeiras a expor os elementos melódicos em SOL MAIOR,



seguido da resposta dos sopros, surgindo na seqüência um canto pastoril das trompas encaminhando para o encerramento antes da repetição do Menuetto.



O quarto e último movimento é um Allegro assai enérgico em compasso binário.




Uma sucessão de notas rápidas e arpejos compõe uma ponte para o surgimento do segundo tema apresentado pelas cordas seguido pelos sopros.








O momento mais atraente está em seu desenvolvimento marcado pelo arpejo inicial do movimento. Várias tonalidades se sucedem (Si menor, Ré menor, Sol menor, Do menor, Fá menor) antes de surgir um momento fugado (compasso 160) de grande brilhantismo apoiado pelos instrumentos de sopro.





Um acorde de sétima diminuta marca o início da repetição. O primeiro tema é retomado apenas uma vez e o segundo tema surge na tonalidade de Sol menor, encaminhando assim para a Coda final do movimento, encerrando-se a Sinfonia de forma magistral.





Coda Final.




BIBLIOGRAFIA

HÖWELER, Casper - "Enciclopedia de la musica". Editorial Noguer – Barcelona 1967
ZAMACOIS, Joaquín - "Curso de Formas Musicales". Labor – Madrid – 1985
HODEIR, André - "As formas da música". Arcádia – Lisboa/1970
BAS, Julio - "Tratado de la forma musical". Ricordi – Argentina – 1977
UPTON, P e BOROWSKI, F. - "O livro das grandes sinfonias". Globo/1949
McLEISH, Kenneth e Valerie - "Guia do ouvinte de música clássica". Zahar – 1986
MARIZ, Vasco - "Dicionário Biográfico Musical". Philobiblion - 1985
MASSIN, Jean & Brigitte - "Historia da Música Ocidental". Editora Nova Fronteira (1997)
TRANCHEFORT, François-René - "Guia da Música Sinfônica". Nova Fronteira – 1990
CANDÉ, Roland - "Dictionaire des Musiciens". Microcosme – 1964
MOZART, W. A. - "Symphonie Nr. 40" - partitura. Edição Bärenreiter - München

Nenhum comentário: