segunda-feira, 11 de junho de 2007

HAENDEL, George - WATER MUSIC

Trata-se de uma obra formada por três suítes – fa, sol e re. A obra como hoje conhecemos foi escrita em 1740. A obra foi escrita para acompanhar uma festa sobre o Rio Tamisa na quarta feira 17 de julho de 1717. Na ocasião o Rei George I estava subindo de Whitehall para Chelsa. Na ocasião, segundo consta, Haendel teria aproveitado a oportunidade para se reconciliar com o rei.
As três suítes são assim classificadas: Suíte em fa – também chamada de suíte para trompa; Suíte em re, também se chamava de suíte para trompete, são música s típicas para serem tocadas ao ar livre; a suíte em sol é chamada de suíte para flauta, sendo uma obra para ser tocada no interior.
A suíte em fa, é a mais extensa, é escrita para dois oboés, fagote, duas trompas, cordas e contínuo, e na suíte em ré tem a mesma formação acrescida de dois trompetes. A Suíte em sol é para flauta doce, flauta transversa, cordas e contínuo. Não há uma ordem definida de origem, por esta forma segue-se uma ordem conjectural.Esta obra de Haendel não se insere entre as maiores obras do compositor, mas se insere entre uma tradição da música instrumental inglesa. Os movimentos lentos são claramente influenciados pela linguagem de Purcell e os movimentos rápidos são marcados pela virtuosidade rítmica e ornamental. Os temas são de fácil assimilação numa instrumentação variada.

Nenhum comentário: