segunda-feira, 11 de junho de 2007

KODÁLY, Zoltan - Danças de Galanta (Galántai táncok)

As danças de Galanta foram escritas em 1933 a pedido da Sociedade Filarmônica de Budapeste, por ocasião de seu 80 aniversário. Estreou a 23 de outubro do mesmo ano. A obra foi inspirada na região de Galanta, agora chamada de Slovakia do sudoeste, mas naquele tempo fazia parte da Hungria.
Não são obras originais, nem coletadas pelo compositor, mas são baseadas em uma obra publicada, de cinco danças típicas de sua região, orquestradas e arranjados no estilo húngaro e também no estilo pessoal do compositor.
Kodaly, ele mesmo explicou sobre as danças de Galánta: “Galantha é uma pequena cidade-mercado da Hungria, conhecida por viajantes que vinham de Viena para Budapest, cidade esta que o compositor que passei sete anos de minha infância. Lá, eu ouvia orquestras populares ciganas cuja sonoridade marcou minha vida desde a infância. Lá existiam acampamentos de tribos de ciganos famosos. A história desses ciganos é conhecida há mais de dez séculos e está relatada em literatura que nos chegou Aa partir de 1800, quando alguns livros de danças ciganas húngaras foram publicados em Viena. Alguns dessas danças possuíam notação musical, especialmente dos ciganos de Galantha."
Kodàly desejou preservar essas velhas tradições húngaras. Para isso fez uma grande pesquisa sobre as principais edições dessas obras ciganas. As danças são muito antigas, e podem datar do século X. As danças que Kodaly escolheu, eram conhecidas como a música dos verbunkos, ou danças Werbung, marcadas por seus rimos, utilizadas como meio de alistamento de recrutas durante as guerras imperiais da antiguidade.
As danças eram executadas por um grupo de “hussars” conduzidos por seu sargento; musicalmente eram marcadas por figuras lentas que se alternam com figuras rápidas. A apresentação impressionava e empolgava com muito entusiasmo os espectadores incentivando alguns deles a se juntar à diversão. A música acompanhou estes eventos e foi tocada pelos ciganos, que executavam freqüentemente, improvisando sobre temas basicamente simples.
A música de Kodaly inicia por uma introdução lenta O tema é exposto pelo clarinete. A forma da obra assemelha-se a um Rondo, contendo uma Coda.

Nenhum comentário: