terça-feira, 19 de junho de 2007

MENDELSSOHN-BARTHOLDY, Felix – Sinfonia No. 5 em ré menor (Reforma)

Foi publicada em 1868, bem depois de sua morte. Ele mesmo declarava-se insatisfeito com a sinfonia. Foi escrita em 1829 com o objetivo de dar sua contribuição às comemorações do tricentenário da Confissão de Augsburgo (1530), que por motivos políticos e religiosos a obra não foi apresentada. Fica expressa suas duas tendências criadoras: por um Aldo a tradição alemã do coral luterano e por outro a linguagem moderna da época. Ela é austera e possui elementos da liturgia da igreja protestante, numa orquestração que possui uma grande incidência dos instrumentos de metais.
Primeiro movimento: Andante, Allegro com fuoco. O grave e solene Andante, funciona como uma introdução. Elementos do Magnificat do 3o. tom – Nunc Dimittis do canto gregoriano
Segundo movimento: Allegro vivace. Um breve Scherzo onde os sopros possuem um papel de destaque. É um movimento cheio de detalhes e muita leveza.
Terceiro movimento: Andante. É um movimento amplamente lírico, uma espécie de Romance. Esse movimento serve como introdução ao movimento final.Quarto movimento: CHORAL e Finale. Este coral é construído sobre o famoso tema luterano Ein fest Burg ist unser Gott, melodia esta utilizada um século por J. S. Bach, para a mesma comemoração, em sua Cantata BWV 80, apresentada nesta sinfonia como coro instrumental nas madeiras, juntando-se ao final com os metais, harmonizada como um grande órgão. Este último movimento é um duplo movimento, primeiro um Allegro desenvolvido no estilo fugato sobre os versículos do coral de Luthero, e ao final o coral aparece num Maestoso, coroando o final da sinfonia num hino apoteótico à gloria da Reforma.

Nenhum comentário: